
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, receberá nesta quinta-feira (4), na Casa Branca, uma lista de alguns dos principais executivos de tecnologia do mundo para um jantar e um evento sobre inteligência artificial (IA). Entre os confirmados estão Bill Gates (Microsoft), Tim Cook (Apple) e Mark Zuckerberg (Meta), além de representantes de outras gigantes do setor.

A ausência mais notada será a de Elon Musk (Tesla e X), que confirmou o convite, mas disse que não comparecerá.
“Fui convidado, mas infelizmente não poderei ir. Um representante meu estará lá”, escreveu Musk em sua rede social, o X.
Ruptura com Trump
Musk já foi considerado um aliado próximo de Trump e chegou a ser nomeado para liderar o chamado Departamento de Eficiência Governamental (Doge). No entanto, rompeu publicamente com o republicano há alguns meses, em meio a divergências políticas e pessoais.
Novo espaço no Jardim das Rosas
O jantar acontecerá no Jardim das Rosas, recentemente reformado por Trump, que substituiu parte do gramado por piso asfaltado, instalando mesas, cadeiras e guarda-sóis em um estilo semelhante ao do Mar-a-Lago, clube privado do presidente na Flórida.
“O Rose Garden Club na Casa Branca é o lugar mais badalado de Washington, ou talvez do mundo”, declarou o porta-voz Davis Ingle. “O presidente aguarda com expectativa receber os principais líderes empresariais, políticos e de tecnologia para este jantar e para os muitos que virão no novo e belo pátio do Jardim das Rosas.”
Inteligência artificial e educação
O evento será realizado após a reunião da força-tarefa de Educação em IA da Casa Branca, que será presidida pela primeira-dama, Melania Trump. A iniciativa busca discutir os impactos da inteligência artificial no sistema educacional dos EUA e propor estratégias para preparar escolas e universidades para a transformação tecnológica.
