3287.59_BANNER TALK AGOSTO [1260x300]
POLITICA INTERNACIONAL

Trump diz que reunião com Putin será para sondar soluções para guerra na Ucrânia

Presidente dos EUA afirma que quer cessar-fogo e um "bom acordo para as duas partes" e planeja falar com Zelensky e líderes europeus

11 agosto 2025 - 13h05Pedro Lima
Trump diz que encontro com Putin será para sondar saídas para guerra na Ucrânia e defende cessar-fogo com acordo justo.
Trump diz que encontro com Putin será para sondar saídas para guerra na Ucrânia e defende cessar-fogo com acordo justo. - Foto: Alexey NIKOLSKY / Sputnik / AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (11) que a reunião marcada para sexta-feira com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, terá como objetivo “apenas sondar possíveis soluções para a guerra da Ucrânia”. O encontro acontecerá em território americano, algo que o republicano classificou como “muito respeitoso” por parte do líder russo.

Canal WhatsApp

Segundo Trump, a conversa será “bem construtiva” e servirá para ouvir as intenções de Putin antes de qualquer passo. “Quero ver o que Putin tem em mente. Se for justo, passarei para Zelensky e líderes europeus”, disse, acrescentando que pretende realizar uma reunião trilateral com Putin e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

O presidente destacou que dirá a Putin para encerrar o conflito e indicou que enxerga possibilidade de trocas territoriais como parte de uma solução. “Haverá algumas trocas e mudanças de terra para resolver a guerra Rússia-Ucrânia, mas quero um cessar-fogo e um bom acordo para as duas partes”, declarou.

Após o encontro com Putin, Trump disse que a próxima reunião será com Zelensky. Antes e depois das conversas, ele pretende telefonar para líderes europeus a fim de alinhar posições. Sobre a presença de Zelensky no encontro com Putin, afirmou: “Ele poderia ir, mas tem muitas reuniões”.

Trump afirmou acreditar que saberá rapidamente se Putin quer chegar a um entendimento. “Nos primeiros dois minutos vou saber”, disse, sinalizando que, caso a guerra termine, vê possibilidade de reaproximação econômica entre Estados Unidos e Rússia.

China e trégua tarifária
Questionado sobre as negociações comerciais com a China, Trump evitou confirmar se o prazo para a trégua tarifária — que se encerra nesta terça-feira (12) — será prorrogado. “Vamos ver o que acontece. A China tem negociado tarifas conosco de maneira muito boa”, afirmou.

Reclassificação da maconha
O presidente também comentou a reclassificação da maconha, medida que está em análise pelo governo. Segundo ele, uma decisão deve ser anunciada “nas próximas semanas”. Trump reconheceu propriedades medicinais da substância, mas alertou que ela pode “fazer mal para crianças menores e para outras pessoas”.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop