
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou em sua rede social “Truth” na noite desta quinta-feira, 17, carta para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmando que tarifaço de 50% a produtos brasileiros anunciado por ele na semana passada é “manifestação de desaprovação” a ação penal do golpe.

“Tenho manifestado fortemente minha desaprovação tanto publicamente quanto por meio da nossa política tarifária”, escreveu o americano.
Trump afirmou ainda que está “muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão — tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos — provenientes do atual governo”.
O presidente americano disse não se surpreender que Bolsonaro “lidere nas pesquisas” de intenção de voto, e afirmou que ex-presidente sofre “tratamento terrível pelas mãos de um sistema injusto que se voltou” contra ele.
O ex-chefe do Executivo está inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 2030, e, mesmo quando testado nas pesquisas de intenção de voto, aparece atrás do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Essa é mais uma mensagem do americano direcionada a Bolsonaro, a quem tem defendido nos últimos dias, afirmando que sofre perseguição política e um “caça às bruxas” da Justiça brasileira.
Nesta segunda-feira, 14, a Procuradoria-Geral da República (PGR) entregou as alegações finais na ação penal contra o “núcleo crucial” da tentativa de golpe de Estado, pedindo a condenação dos oito réus do grupo, inclusive de Bolsonaro. A pena do ex-presidente pode chegar a 43 anos de prisão.
Ao fazer o anúncio das tarifas de 50% a todos os produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos, o republicano relacionou a medida ao processo contra Bolsonaro, citando também as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) contra empresas americanas de tecnologia.
Veja a íntegra da carta de Trump a Bolsonaro
“Ao Honorável
Jair Messias Bolsonaro
38º Presidente da República Federativa do Brasil
Brasília
Prezado Sr. Bolsonaro:
Vi o tratamento terrível que você está recebendo pelas mãos de um sistema injusto que se voltou contra você. Esse julgamento deve terminar imediatamente! Não me surpreende vê-lo liderando nas pesquisas; você foi um líder altamente respeitado e forte que serviu bem ao seu país.
Compartilho seu compromisso em ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão — tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos — provenientes do atual governo. Tenho manifestado fortemente minha desaprovação tanto publicamente quanto por meio da nossa política tarifária. É minha sincera esperança que o Governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar os opositores políticos e encerre esse regime ridículo de censura. Estarei observando atentamente.
Atenciosamente,
DONALD J. TRUMP
PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA"
