
Durante a instalação da Frente Parlamentar para o Acompanhamento da Implantação da Rota Biocêanica nesta tarde (21), autoridades destacaram os impactos econômicos, a importância estratégica e turística, além da integração entre Mato Grosso do Sul e Paraguai, e os outros países vizinhos, com a implantação da Rota Bioceânica. Como já noticiado pelo portal A Crítica, entre os participantes estavam os ex-presidentes do Brasil e do Paraguai, Michel Temer (MDB) e Magdo Ábdo Benitez.

Temer ressaltou o papel da Rota e a importância da comissão. "Em uma entrevista anterior, eu ressaltava que nosso país deve priorizar a integração latino-americana em seus aspectos sociais, econômicos e políticos. As palavras pronunciadas e destacadas aqui hoje evidenciam a imensa vantagem política, econômica e social que a integração proporciona não apenas a MS, mas também ao Paraguai e ao Brasil como um todo", explica.
O evento de inauguração da Frente Parlamentar aconteceu nesta tarde (21) - (Foto: Mariana Scaramussa)
O emedebista também rasgou elogios a sul-mato-grossense e atual ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB). "A Simone está completamente preparada. Ela sempre esteve envolvida no planejamento, particularmente no que diz respeito ao financiamento de obras necessárias para a Rota Bioceânica. A presença da ministra sempre foi crucial para o sucesso do projeto, que promoverá a integração entre Mato Grosso, Paraguai e MS, além de impulsionar a integração latino-americana", destaca.
Durante o discurso, Tebet expressou sua alegria por estar de volta à Assembleia Legislativa e destacou o papel do Governo Lula. "O Governo Federal já está empenhado em licitar a alça que falta na rodovia, garantindo a concretização do sonho da Rota Bioceânica. Esse projeto tem importância não apenas para Mato Grosso do Sul, mas para toda a América Latina, promovendo competitividade e prosperidade", salienta.
O governador Eduardo Riedel (PSDB) celebrou a concretização do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Mato Grosso do Sul e a relevância da Rota Bioceânica. "A união de diferentes partidos em prol desse projeto foi fundamental, pois representa um avanço significativo para o estado e o Brasil. O Governo do Estado está a disposição para concluir com sucesso essa iniciativa que conecta o Brasil aos países vizinhos, gerando emprego e renda para a população", informa.
A nova Frente Parlamentar irá trabalhar pela competitividade de Mato Grosso do Sul no cenário internacional e fortalecer o desenvolvimento econômico.
