3287.59_BANNER TALK AGOSTO [1260x300]
INTERNACIONAL

Tarifa de 50% imposta pelos EUA afeta fornecimento de carne brasileira para lanchonetes

Estabelecimentos buscam alternativas à carne brasileira, mas enfrentam dificuldades com oferta limitada de outros países

15 agosto 2025 - 09h40Dow Jones Newswires*
O aumento nos preços da carne bovina, impulsionado pela tarifa de 50%, está elevando os custos dos hambúrgueres.
O aumento nos preços da carne bovina, impulsionado pela tarifa de 50%, está elevando os custos dos hambúrgueres. - (Foto: Freepik)

A tarifa de 50% imposta pelo governo dos EUA sobre os produtos brasileiros, especialmente a carne bovina, está forçando lanchonetes e empresas norte-americanas a buscar fornecedores alternativos, como a Austrália. Segundo Wesley Batista Filho, CEO da JBS USA, maior processadora de carne bovina nos EUA, os importadores provavelmente recorrerão a outros países com grandes rebanhos, mas a capacidade desses países para substituir totalmente o Brasil é limitada.

Canal WhatsApp

O Brasil representa 27% das importações de carne bovina dos EUA, a maior participação entre os países fornecedores. As importações de carne moída brasileira, de janeiro a maio, dobraram em relação ao mesmo período do ano passado, o que tem gerado uma preocupação quanto à oferta nos próximos meses.

Os preços da carne bovina nos EUA atingiram recordes recentemente devido à escassez prolongada de gado no país. Em julho, os preços da carne moída no varejo aumentaram quase 12% em comparação com o ano anterior. A escassez de carne magra, usada para a produção de hambúrgueres, tem se tornado um desafio crescente para lanchonetes e restaurantes.

Com a oferta limitada, a carne magra necessária para os hambúrgueres terá de vir de cortes mais magros do traseiro bovino, conhecidos como "round primal". Esses cortes, normalmente usados para bifes, são agora direcionados para carne moída, o que pode restringir ainda mais a oferta e aumentar os preços.

Batista Filho afirma que a situação exigirá mudanças no fornecimento e distribuição da carne nos EUA: "Essa carne magra terá de vir de algum lugar. As coisas vão ter de mudar."

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop