Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
26 de janeiro de 2026 - 17h17
POLÍTICA

Tarcísio elogia ato de Nikolas em Brasília e diz que crise moral é maior que a fiscal

Governador afirma que mobilização expressa insatisfação social e chama deputado de grande promessa

26 janeiro 2026 - 16h10Geovani Bucci
Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas elogia mobilização liderada por Nikolas Ferreira em Brasília
Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas elogia mobilização liderada por Nikolas Ferreira em Brasília - (Foto: Paulo Guereta/Governo de SP)

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), elogiou nesta segunda-feira (26) a caminhada organizada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) em Brasília (DF). Durante entrevista coletiva concedida no Mercado Municipal de Santos, no litoral paulista, Tarcísio classificou o parlamentar como “uma grande promessa” e afirmou que o Brasil enfrenta uma crise moral mais grave do que a crise fiscal.

Canal WhatsApp

A mobilização foi idealizada por Nikolas como forma de protesto contra as condenações relacionadas aos atos de 8 de janeiro de 2023. O percurso previsto tinha cerca de 240 quilômetros e começou com adesão reduzida, mas ganhou visibilidade ao longo da última semana, impulsionado por engajamento nas redes sociais. O movimento ocorreu em um contexto de críticas internas ao bolsonarismo, que apontavam esvaziamento na defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Ao comentar o ato, Tarcísio afirmou que não vê risco de agravamento na relação entre o bolsonarismo e o Supremo Tribunal Federal (STF). O governador tem atuado nos bastidores em articulações com ministros da Corte em favor de Bolsonaro e avaliou que manifestações desse tipo não comprometem o diálogo institucional.

“A gente está vivendo uma crise moral muito séria”, disse. “Fala-se muito da crise fiscal. Ela está contratada e vamos ter um problema fiscal à frente, que tende a travar o crescimento do Brasil. Mas, pior do que a crise fiscal, é a crise moral. Essa, sim, precisa ser enfrentada, porque arruína as instituições.”

Críticas ao ambiente institucional - Na avaliação do governador, há um desrespeito recorrente às instituições, o que exige uma mudança de postura. Para ele, a caminhada liderada por Nikolas reflete um sentimento presente na sociedade e não deve ser contida. Tarcísio afirmou que o movimento expressa insatisfação não apenas com decisões judiciais, mas com o que classificou como uma sucessão de crises que aumentou o desgaste e a impaciência da população.

Segundo o governador, a mobilização também tem como pano de fundo a situação pessoal de Bolsonaro. Ele citou a idade e o estado de saúde do ex-presidente ao defender a continuidade dos atos. “É um movimento que pode devolver dignidade a uma pessoa com problemas de saúde, com comorbidades e mais de 70 anos”, declarou.

Elogios à liderança de Nikolas - Tarcísio voltou a destacar o papel de Nikolas Ferreira na organização do protesto e elogiou a capacidade de mobilização do deputado. Para o governador, o parlamentar se consolidou como uma liderança em ascensão no campo conservador.

“É um grande movimento liderado pelo Nikolas, que é realmente um fenômeno. Um ato corajoso, que começa praticamente sozinho e termina com uma multidão. É admirável. Esse menino tem a minha admiração e o meu apreço”, afirmou.

Na leitura do chefe do Executivo paulista, a caminhada funcionou como um termômetro da insatisfação social, revelando um ambiente de cobrança por justiça e mudanças no cenário político. Ele avaliou que a sequência de crises, especialmente as de natureza moral, ampliou o desgaste das instituições e alimentou o apoio a iniciativas como a promovida em Brasília.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop