Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
14 de novembro de 2025 - 16h55
Fiems 46 Anos
EDUCAÇÃO

Tarcísio diz que diploma "perde relevância", mas dados mostram vantagem no ensino superior

Governador afirma que mercado valoriza habilidades mais que formação; estudos da OCDE indicam maior renda para quem tem diploma.

14 novembro 2025 - 15h15Redação O Estado de S. Paulo
Tarcísio afirmou que mercado valoriza habilidades mais que diplomas, mas dados mostram vantagem para quem conclui ensino superior.
Tarcísio afirmou que mercado valoriza habilidades mais que diplomas, mas dados mostram vantagem para quem conclui ensino superior. - Foto: Reprodução

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta quinta-feira (13) que o mercado de trabalho está “cada vez mais desapegado” do diploma universitário. A declaração foi dada durante um evento sobre a expansão do Ensino Médio Técnico no Estado.

Canal WhatsApp

Para ele, a formação superior está perdendo importância:
“O diploma cada vez tem menos relevância. O mercado está cada vez mais interessado em saber quais são suas habilidades e menos onde você se formou.”

Tarcísio destacou como habilidades valorizadas atualmente: boa comunicação, domínio da língua portuguesa, capacidade de desdobrar grandes problemas em partes menores e conhecimento de idiomas.
“Bom gerente é aquele que se comunica 90% ou 95% do tempo”, afirmou.

A fala ocorre às vésperas da aplicação do segundo dia do Enem, neste domingo (16), quando cerca de 5 milhões de jovens buscam uma vaga no ensino superior.

Especialistas defendem importância da universidade - Apesar de reconhecerem o valor do ensino técnico para inserir jovens no mercado e aproximar a formação do setor produtivo, especialistas afirmam que o Brasil ainda precisa aumentar o número de pessoas com diploma universitário.

Atualmente, apenas 24% dos brasileiros de 25 a 64 anos têm ensino superior — índice bem abaixo da média de 49% dos países da OCDE.

Segundo o relatório Education at a Glance 2025, da OCDE, a conclusão do ensino superior melhora significativamente as chances de emprego e resulta em salários muito mais altos.

Os dados mostram que brasileiros com diploma ganham, em média, 148% a mais do que quem concluiu apenas o ensino médio — diferença muito superior à média da OCDE, de 54%.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas