plaenge
POLÍTICA E ECONOMIA

Tarcísio defende corte de ministérios e cita Milei como exemplo de ajuste fiscal

Governador de São Paulo participou de seminário na capital paulista e defendeu redução da máquina pública, além de reformas estruturais para o Brasil retomar crescimento

25 agosto 2025 - 13h15Francisco Carlos de Assis e Geovanni Bucci
Governador Tarcísio de Freitas durante participação no Seminário Brasil Hoje, onde defendeu corte de ministérios e medidas fiscais para modernizar o Brasil.
Governador Tarcísio de Freitas durante participação no Seminário Brasil Hoje, onde defendeu corte de ministérios e medidas fiscais para modernizar o Brasil. - Foto: Pablo Jacob/Governo SP
ENERGISA

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), voltou a defender nesta segunda-feira (25) a redução do número de ministérios no governo federal, citando o governo do presidente argentino Javier Milei como exemplo de contenção de gastos públicos.

Canal WhatsApp

Durante participação no Seminário Brasil Hoje, promovido pelo Grupo Esfera Brasil na capital paulista, Tarcísio afirmou que a Presidência da República precisa dar o exemplo e enxugar a máquina pública. Segundo ele, o Congresso Nacional tem papel essencial nesse processo.

“Temos de encarar a agenda fiscal e há excelentes nomes para o Ministério da Fazenda. Temos que reduzir a rigidez orçamentária. Devemos discutir desindexação da economia e benefícios tributários”, disse o governador.

Para o ex-ministro da Infraestrutura, o Brasil precisa enfrentar o desafio de deixar de ser "o país do futuro" e virar "o país do presente".

Ele defendeu ainda a manutenção das reformas trabalhista, tributária e da Previdência, e pediu a recuperação da harmonia entre os poderes e um Congresso mais protagonista.

“Estamos presos em um conflito entre passado e futuro. É preciso escolher para onde o Brasil quer ir”, declarou.

Ao abordar o papel da tecnologia e do conhecimento como impulsionadores do capitalismo moderno, Tarcísio ressaltou que a economia global está sendo cada vez mais moldada pela geopolítica.

No encerramento, o governador citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek como exemplo do tipo de liderança de que o Brasil precisa para retomar o crescimento com ambição e planejamento de longo prazo.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas