
O Supremo Tribunal Federal (STF) analisará um novo pedido de investigação contra o deputado Filipe Barros (PL-PR), relacionado a possíveis crimes envolvendo o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A solicitação foi encaminhada para ser incorporada aos autos de um inquérito em andamento, o de número 4995/DF, que já investiga o filho do presidente por crimes como coação e obstrução de investigações.

A decisão do ministro Alexandre de Moraes foi assinada na última quinta-feira (24), mas não implica automaticamente na investigação de Filipe Barros. Moraes determinou que o conteúdo da denúncia, feita por meio de uma notícia-crime apresentada pelo advogado Benedito Silva Junior, seja analisado juntamente com as alegações já existentes no inquérito.
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, deverá se manifestar sobre a inclusão de Barros na investigação antes que qualquer medida adicional seja tomada.
A notícia-crime alega que o deputado bolsonarista cometeu crimes contra a soberania nacional durante uma viagem aos Estados Unidos, em maio, onde teria se encontrado com Eduardo Bolsonaro e um congresso americano. O encontro teria tratado de ações para tentar influenciar decisões do Supremo Tribunal Federal, o que gerou suspeitas de uma possível tentativa de submeter o Judiciário brasileiro à influência externa.
Se a acusação for acolhida, o deputado pode ser investigado em conjunto com os fatos já apurados no inquérito sobre Eduardo Bolsonaro.
