
Após uma sequência de derrotas políticas na CPI que apura fraudes no INSS, o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do PL na Câmara, decidiu ingressar na comissão com o objetivo de fortalecer a atuação da oposição. Ele assume como suplente no bloco formado por partidos do centro e da direita, incluindo União Brasil, PP, MDB, PSD, Republicanos, Podemos e a federação PSDB-Cidadania.

Segundo Sóstenes, a ideia é reforçar o trabalho do senador Rogério Marinho (PL-RN), que lidera a ofensiva da oposição no Senado. “Entrei para colaborar e voltar a vencer os requerimentos nas próximas semanas”, declarou ao Estadão.
A base do governo conseguiu reverter o cenário inicial da CPI, presidida e relatada pela oposição, e passou a dominar as votações mais sensíveis. Com articulação do Planalto e apoio do centrão, foram barrados pedidos de convocação de Frei Chico, irmão do presidente Lula, e evitada a prisão de Milton Cavalo, presidente do Sindnapi, sindicato ligado ao petista.
Para aliados de Jair Bolsonaro, a movimentação representa uma blindagem promovida pelo governo e por partidos de centro. Eles afirmam que o avanço governista se deve ao “fisiologismo” do centrão e prometem reagir.
Nesta sexta-feira, Sóstenes visitou Bolsonaro em Brasília, onde o ex-presidente cumpre prisão domiciliar, e afirmou confiar que Rogério Marinho conseguirá reorganizar a oposição. Ele também informou que um novo requerimento para convocar Frei Chico será apresentado.
A conversa incluiu uma cobrança do ex-presidente por maior articulação entre os chefes de partidos de direita de olho nas eleições de 2026. Segundo Sóstenes, Bolsonaro pretende discutir o tema com Valdemar Costa Neto na próxima semana.
O PL também acompanha a tramitação do projeto de anistia aos investigados pelos atos de 8 de Janeiro. Segundo Sóstenes, o relator Paulinho da Força aguarda a devolução do texto pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Caso a proposta venha com punições reduzidas< e não com anistia total, o partido promete apresentar destaque para ampliar o perdão.
