Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
07 de dezembro de 2025 - 22h01
sesi
DEBATE

Simone Tebet participa de debate sobre Rota Bioceânica na Câmara de Campo Grande

Ministra do Planejamento se reúne com vereadores para discutir impactos e avanços do corredor que liga o Brasil ao Pacífico

7 dezembro 2025 - 11h20Iury de Oliveira
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB)
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB) - (Foto: Lula Marques/Agencia Brasil)

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), participa nesta segunda-feira (8) de uma reunião com os vereadores de Campo Grande, na Câmara Municipal da Capital. O encontro foi confirmado pelo presidente da Casa, vereador Epaminondas Neto, o Papy (PSDB), e terá como pauta principal os avanços e os impactos da implantação da Rota Bioceânica.

Canal WhatsApp

Natural de Mato Grosso do Sul e ex-senadora pelo estado, Tebet retorna à Capital em meio às discussões estratégicas sobre o papel da rota na integração regional e no desenvolvimento da economia sul-mato-grossense. A presença da ministra deve fortalecer o diálogo entre o governo federal, o parlamento municipal e os setores ligados à infraestrutura e logística.

A Rota Bioceânica, também chamada de Rota de Integração Latino-Americana (RILA), é um corredor rodoviário internacional com mais de 2,4 mil quilômetros de extensão, que conecta os oceanos Atlântico e Pacífico. O trajeto passa por Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, oferecendo uma alternativa ao tradicional caminho via Porto de Santos.

A expectativa é que a nova rota reduza em até 30% os custos logísticos e encurte em cerca de 15 a 17 dias o tempo necessário para exportação de produtos brasileiros aos mercados asiáticos, a partir dos portos do norte do Chile.

Para Mato Grosso do Sul, a Rota Bioceânica representa uma oportunidade de alavancar a economia regional, especialmente nos setores agroindustrial, logístico e de transporte. O corredor deve facilitar o escoamento de grãos, carnes e outros produtos industrializados, ampliando a competitividade do estado no comércio internacional.

A Câmara de Campo Grande criou uma Frente Parlamentar para acompanhar a implantação da RILA. O grupo é formado pelos vereadores Ronilço Guerreiro (Podemos), Dr. Lívio (União Brasil), Luiza Ribeiro (PT), Maicon Nogueira (PP), Veterinário Francisco (União Brasil) e Fábio Rocha (PSDB), e tem promovido debates com representantes do Executivo e da iniciativa privada.

A expectativa é que o encontro desta segunda-feira reforce o papel do parlamento municipal no acompanhamento das obras e ações ligadas ao projeto, e traga novas informações sobre o cronograma, investimentos e ações federais para acelerar a integração logística sul-americana.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop