
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen, foi agraciado na noite de ontem (27) com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Esta titulação, considerada a mais prestigiosa da instituição, é conferida a pessoas que demonstram excepcional contribuição para a sociedade.

Saiba Mais
- EMPREENDEDORISMO
Fiems participa de lançamento de projeto para fomentar empreendedorismo em MS
- PACTO GLOBAL DA ONU
FIEMS recebe reconhecimento da ONU por compromisso com Pacto Global
- PREMIAÇÃO
Com Grupo Feitosa entre os finalistas, Fiems divulga hoje vencedores do Prêmio de Jornalismo
- APROXIMAÇÃO
Fiems recebe Consulado dos Estados Unidos para discutir aproximação comercial
Junto a Longen, outras personalidades foram homenageadas: Aleixo Paraguassu, juiz aposentado e fundador do Instituto Luther King, e Catarina Guató, artesã indígena reconhecida pelo seu trabalho com trançado de aguapé. A entrega dos títulos ocorreu em uma cerimônia no Teatro Glauce Rocha, em Campo Grande.
Sérgio e outras personalidades de MS foram agraciadas - (Foto: Divulgação)
Desde 2007 à frente da Fiems, Longen tem sido um propulsor do desenvolvimento industrial do Estado e da qualidade educacional através do Sesi e do Senai.
Durante a cerimônia, um emocionado Longen agradeceu a presença de amigos e familiares, destacando sua jornada na Fiems e as colaborações significativas que impulsionaram o crescimento da indústria local. “Nos últimos 16 anos, alcançamos muitas vitórias. A indústria em Mato Grosso do Sul prospera, não apenas por minha presidência, mas pelas ações conjuntas e parcerias. Este título é um reconhecimento coletivo e compartilhado com a diretoria da Fiems”, afirmou.
O título de Doutor Honoris Causa é uma distinção acadêmica que celebra contribuições notáveis para a comunidade e a sociedade. As personalidades homenageadas foram indicadas e aprovadas pelo Conselho Universitário da UFMS.
Desde 2007 à frente da Fiems, Longen tem sido um propulsor do desenvolvimento industrial do Estado e da qualidade educacional através do Sesi e do Senai.
Quem é? - Natural de Toledo (PR), Sérgio Marcolino Longen mudou-se com a família para Mato Grosso do Sul aos 15 anos. Aos 19, foi para Roraima, onde iniciou a trajetória empresarial com uma loja de produtos agropecuários. Ampliou os negócios e adquiriu um posto de combustíveis, chegando a ter quatro postos e uma transportadora. Liderança empresarial nata, ajudou a fundar a Federação do Comércio do Estado de Roraima, sendo o primeiro tesoureiro da instituição.
Após 10 anos, Sérgio Longen retornou a Mato Grosso do Sul e investiu no ramo alimentício, com uma indústria em Campo Grande, que posteriormente foi expandida para João Pessoa (PB). O empresário sempre gostou de atuar na área sindical: foi presidente do Sindicato das Indústrias da Alimentação do Estado, diretor conselheiro e depois presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul.
