
Começou a tramitar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), nesta segunda-feira (17), o Projeto de Decreto Legislativo 16 de 2025, que indica o nome de Sérgio de Paula para ocupar a vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS). A proposta foi apresentada pela Mesa Diretora da Casa e será analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
A indicação decorre da aposentadoria do conselheiro Jerson Domingos, abrindo espaço para nova nomeação conforme previsto pela Constituição Federal. O artigo 80 estabelece que os indicados ao cargo devem ser brasileiros, com mais de 35 anos, idoneidade moral, reputação ilibada e notório conhecimento técnico com, no mínimo, dez anos de experiência.
Trajetória política e técnica - Natural de Andradina (SP), Sérgio de Paula construiu sua carreira política e administrativa em Mato Grosso do Sul. Inicialmente atuou no setor bancário, no antigo Banco Real, em Dourados, onde também foi secretário municipal de Fazenda. Em seguida, passou a integrar o cenário político estadual como assessor parlamentar na ALEMS e presidente do Diretório Regional do PSDB.
Sérgio de Paula é o indicado da Assembleia Legislativa para vaga de conselheiro no TCE-MS. Foto: Chico Ribeiro / Governo do Estado
Veja mais no site da ALEMS: https://al.ms.gov.br/Noticias/143980/pdl-com-indicacao-para-novo-conselheiro-do-tribunal-de-contas-entra-em-tramitacao
Durante os governos de Reinaldo Azambuja e Eduardo Riedel, ambos do PSDB, exerceu cargos estratégicos, como secretário da Casa Civil e responsável pelo Escritório de Relação Institucional e Política. Atualmente, atua como assessor da presidência da Sanesul, a empresa estadual de saneamento.
Sérgio é formado em Ciências Contábeis, com especializações em Auditoria no Setor Público e MBA em Gestão Pública e Contabilidade Governamental. Tem 62 anos, é casado com Shirlei Suzini de Paula e pai de três filhos.
Processo segue na Assembleia - A análise do nome de Sérgio de Paula está nas mãos da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, que emitirá parecer sobre os requisitos técnicos e jurídicos. De acordo com o presidente da ALEMS, Gerson Claro (PP), a proposta deve ser incluída na Ordem do Dia já nesta quarta-feira (19), quando poderá ser votada em plenário.
Caso aprovado pelos deputados, Sérgio de Paula será nomeado conselheiro do TCE-MS, órgão responsável pela fiscalização contábil, financeira, orçamentária e patrimonial do Estado e dos municípios.
A expectativa é que a indicação seja bem recebida, tendo em vista o histórico de atuação política e administrativa do indicado, além da sua ligação com figuras influentes no cenário político estadual.

