
Os senadores Eduardo Girão (Novo-CE), Damares Alves (Republicanos-DF) e Magno Malta (PL-ES) embarcam para a Itália nesta quarta-feira, 17, para visitar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), detida desde julho no Complexo Penitenciário de Rebibbia, em Roma. Segundo a assessoria de Girão, a visita tem caráter humanitário, com o objetivo de acompanhar a situação da parlamentar e prestar solidariedade. O grupo retorna ao Brasil no domingo, 21.

Durante a viagem, os parlamentares também têm encontros previstos com autoridades e parlamentares italianos, buscando garantir que Zambelli possa responder ao processo em liberdade. Todas as despesas da viagem, incluindo passagens e hospedagem, serão custeadas pelos próprios senadores, sem envolver recursos do Senado.
Carla Zambelli aguarda a extradição para o Brasil. Recentemente, a Justiça italiana decidiu mantê-la presa durante o trâmite do processo. A deputada foi condenada a dez anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com apoio do hacker Walter Delgatti Neto, com o objetivo de emitir um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes.
Em agosto, enquanto já estava detida na Itália, Zambelli recebeu nova condenação pelo STF por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal, devido a um episódio ocorrido em 2022, quando perseguiu um homem armado no bairro Jardins, em São Paulo. O processo de extradição pode levar entre um ano e meio e dois anos para ser concluído.
Paralelamente, tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados o processo de cassação de seu mandato. Atualmente, a comissão ouve testemunhas indicadas por Zambelli. Recentemente, a deputada participou por videoconferência de uma audiência, na qual trocou críticas com o hacker Delgatti Neto, que a chamou de “mitomaníaca”.
