Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
21 de setembro de 2025 - 23h27
maracaju iptu
PEC DA BLINDAGEM

Senado deve votar PEC da Blindagem nesta quarta, diz Otto Alencar

Presidente da CCJ quer "sepultar de vez" proposta que dificulta ações criminais contra parlamentares; relator será contrário

21 setembro 2025 - 21h35Hugo Henud
Otto Alencar, presidente da CCJ do Senado, afirmou que quer pautar PEC da Blindagem no colegiado na quarta-feira.
Otto Alencar, presidente da CCJ do Senado, afirmou que quer pautar PEC da Blindagem no colegiado na quarta-feira. - (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência B.)
ENERGISA

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Otto Alencar (PSD-BA), anunciou neste domingo (21) que pretende votar a PEC da Blindagem na quarta-feira, 24, com o objetivo de encerrar a discussão. A proposta, aprovada na Câmara na semana passada, exige autorização do Congresso para que o Supremo Tribunal Federal (STF) possa dar andamento a processos criminais contra parlamentares.

Canal WhatsApp

"(Vou pautar) para sepultar de vez esse assunto no Senado", disse Alencar em entrevista à GloboNews.

O tema será colocado em pauta logo após o relator da PEC no Senado, Alessandro Vieira (MDB-SE), apresentar seu parecer — ele já antecipou posição contrária à proposta. Caso o relator confirme o cronograma, a PEC será o primeiro item de votação da comissão.

Alencar reiterou que a iniciativa não terá aprovação no Senado, apontando a impopularidade da medida e a proximidade do ano eleitoral como fatores que dificultam a tramitação.

A repercussão negativa na sociedade também pesa contra a proposta. Neste domingo, manifestações contra a PEC da Blindagem e a anistia a golpistas ocorreram em todas as capitais e em pelo menos 30 outras cidades. Na Avenida Paulista, o protesto reuniu cerca de 42,4 mil pessoas, com cartazes chamando o Congresso de “inimigo do povo” e apelidando a proposta de “PEC da Bandidagem”.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas