1º Encontro Regional MIDIACOM MS
POLÍTICA

Sâmia Bomfim pede que deputado Angelo Bonelli seja reconhecido como cidadão honorário do Brasil

Sâmia Bomfim protocolou pedido na Câmara em reconhecimento à atuação de Bonelli na captura e extradição de Carla Zambelli

30 julho 2025 - 15h45Fellipe Gualberto
Sâmia Bomfim pediu para que parlamentar italiano receba o título de cidadão honorário do Brasil em sessão solene.
Sâmia Bomfim pediu para que parlamentar italiano receba o título de cidadão honorário do Brasil em sessão solene. - Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) protocolou nesta quarta-feira, 30, um pedido na Câmara dos Deputados para que o parlamentar italiano Angelo Bonelli seja reconhecido com o título de cidadão honorário da República Federativa do Brasil. O pedido vem em reconhecimento à atuação firme de Bonelli na denúncia do paradeiro da também deputada Carla Zambelli (PL-SP), que estava foragida na Itália há dois meses.

Canal WhatsApp

De acordo com Sâmia, Bonelli teve um papel fundamental na colaboração entre as autoridades italianas e brasileiras, contribuindo para que Zambelli fosse responsabilizada por seus atos. A deputada justificou o pedido afirmando que, ao pressionar as autoridades italianas para a captura e extradição de Zambelli, Bonelli demonstrou um compromisso com a Justiça e com a manutenção da ordem democrática no Brasil.

"Pela atuação firme e incansável contra a tentativa de fuga de Zambelli no território italiano, o deputado Angelo Bonelli desempenhou papel fundamental na colaboração entre as instituições italianas e brasileiras, contribuindo para que uma das principais articuladoras da tentativa de subversão da ordem democrática no Brasil pudesse ser finalmente responsabilizada por seus atos", destacou Sâmia Bomfim em seu pedido.

Atuação de Bonelli e pressão por extradição

O deputado italiano foi um dos primeiros a atuar ativamente para pressionar as autoridades de seu país a agir. No início de junho, Bonelli apresentou um ofício formal de interpelação parlamentar, solicitando com urgência a extradição de Zambelli e até a revogação de sua cidadania italiana. A deputada brasileira havia fugido para a Itália em 3 de junho, após ser condenada a 10 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), devido a sua participação em um ataque hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que resultou na emissão de uma ordem de prisão falsa contra o ministro Alexandre de Moraes.

Fuga e prisão de Zambelli

Após sua condenação, Zambelli se refugiou na Itália, onde possui cidadania, e foi declarada foragida, com seu nome incluído na lista de difusão vermelha da Interpol. Durante esse período, Zambelli chegou a afirmar que seria "intocável" na Itália, mas a sua situação mudou após a denúncia feita por Angelo Bonelli. O deputado italiano entregou a localização de Zambelli às autoridades italianas em 29 de julho, o que resultou em sua prisão.

Além do pedido de Sâmia Bomfim, outro reconhecimento foi protocolado na Câmara dos Deputados na terça-feira, 29, pela deputada Duda Salabert (PDT-MG). Salabert recomendou uma moção de louvor para Bonelli, destacando a importância de sua postura em defesa da democracia. "O mundo precisa de gente mais preocupada com a democracia", afirmou a deputada em seu perfil no X (antigo Twitter).

A prisão de Carla Zambelli, que fugiu para a Itália após ser condenada pelo STF, é vista como um capítulo importante na luta contra a impunidade no Brasil. A atuação de Angelo Bonelli, tanto no contexto da prisão quanto na sua defesa pela extradição de Zambelli, é agora reconhecida como um esforço significativo para garantir que a Justiça seja feita, independentemente das fronteiras nacionais.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas