
A Rússia multou o Google em um valor praticamente impossível de imaginar – 2 undecilhões de rublos, que é um número seguido por 36 zeros – por ter bloqueado canais pró-Rússia no YouTube. Essa quantia, que em dólares chega a 20 trilhões de trilhões de trilhões, ultrapassa o tamanho de toda a economia global, estimada em cerca de 110 trilhões de dólares, segundo o FMI. A gigante tecnológica Alphabet, dona do Google, vale "apenas" 2 trilhões de dólares.

Esse valor astronômico foi definido depois que o Google ignorou uma decisão de um tribunal russo que ordenava o desbloqueio dos canais. De acordo com o porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov, o valor tem um "simbolismo importante": “O Google não deveria limitar as ações das nossas emissoras”, declarou ele.
Como o Google reagiu - No último relatório financeiro, o Google disse que enfrenta “questões legais” na Rússia, incluindo a disputa por ter bloqueado contas de perfis sancionados. Apesar do valor da multa, a empresa afirmou que não espera que isso afete significativamente seus lucros.
Desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, o Google reduziu suas operações no país, mas ainda mantém serviços como o YouTube e o Google Search. Diferente de outras empresas de tecnologia, o Google não encerrou totalmente as atividades na Rússia, mas sua subsidiária russa pediu falência após o governo congelar suas contas bancárias.
Essa multa astronômica é mais uma disputa entre grandes empresas de tecnologia e governos sobre o controle do conteúdo que circula na internet.
