
Obras de pavimentação, drenagem e moradia popular, aliadas a investimentos na saúde, marcaram a passagem do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP), por Corumbá, na segunda-feira (16) de Carnaval. A agenda incluiu vistoria em bairros com intervenções de infraestrutura, visita à Santa Casa e participação no desfile das escolas de samba do Grupo Especial.
Riedel esteve acompanhado do prefeito Gabriel Alves (PSB), do deputado estadual Paulo Duarte (PSB) e do ex-governador Reinaldo Azambuja (PL). A comitiva passou pelos bairros Nova Corumbá, Guatós e Pantanal, onde são executadas obras de pavimentação asfáltica, drenagem de águas pluviais e restauração de vias.
No bairro Guatós, o governador também acompanhou a construção de 181 unidades habitacionais do Residencial dos Ipês I e II. Conforme informado, o investimento nas casas é de R$ 48 milhões, com recursos federal, estadual e municipal. Já o sistema de drenagem recebe aporte de R$ 22 milhões do Governo do Estado, em uma obra considerada de alto custo devido à necessidade de detonação de rochas na região.
“Não é só a entrega das casas, mas a estruturação de todo o bairro Guatós. Estamos concluindo a primeira etapa até o fim deste ano e, depois, numa segunda etapa, serão mais de 30 quadras. Praticamente todo o Guatós ficará pavimentado, com drenagem. Vocês estão vendo aí o nível de intervenção em drenagem, uma drenagem pesada. São 181 casas no total, o que vai fazer diferença para muita gente aqui. Esse é o trabalho que a gente faz em conjunto com os municípios, apoiando e, principalmente, permanecendo atento ao que é prioridade para o município”, disse Riedel.
O governador destacou a parceria com a prefeitura como estratégia para viabilizar os projetos. “Essa parceria com o prefeito Gabriel traz resultado para as pessoas de Corumbá. É isso que temos buscado com o municipalismo ativo. Como conseguir recursos, governador? Para infraestrutura e moradia, é difícil? É difícil, né? Com parcerias. A gente tem parceria com o governo federal na área de habitação, e também recursos próprios, muito recurso próprio aplicado diretamente é o caso aqui da drenagem, pavimentação.”
Ele voltou a defender o equilíbrio das contas públicas como condição para manter o ritmo de obras. “Priorizamos o investimento nos municípios. Por isso sempre falamos muito em equilíbrio fiscal, batemos muito nessa tecla. É preciso uma condução muito firme do governo do Estado, porque, se isso não acontece, você deixa de ter recursos para investimento.”
Na avaliação de Riedel, a falta de recursos impacta diretamente o dia a dia da população. “Quando faltam recursos para investimento, as pessoas sofrem, as empresas perdem competitividade, ficamos sem condições de atender às demandas da população. Então é fundamental ter austeridade e foco em resultado, e é isso que a gente tem construído aqui com Corumbá”, completou.
Na área da saúde, o governador visitou a Santa Casa do município para acompanhar o andamento das obras de duas novas salas cirúrgicas e a instalação de um tomógrafo computadorizado. Durante a agenda, ele confirmou avanços para implantação de uma UTI neonatal, apontada como demanda antiga da cidade, que deverá ser instalada no hospital da Cassems.
“A obra das duas novas salas cirúrgicas, o nosso tomógrafo computadorizado que presente. Já discutimos e avançamos a UTI neonatal absolutamente fundamental, um compromisso meu com Corumbá e a gente pode ver aqui a evolução de todos esses acontecimentos. A gente fica feliz de vir aqui e mais uma iniciativa de parceria com o município para que a gente tenha cada vez mais serviço de qualidade para nossa gente, no caso aqui em Corumbá.”
À noite, a partir das 19h, Riedel encerrou a agenda oficial acompanhando o desfile das escolas de samba do Grupo Especial de Corumbá, na Passarela do Samba, na Avenida General Rondon, no Centro. Antes do início das apresentações, ele percorreu a avenida para acompanhar de perto a movimentação do público no evento, considerado o maior Carnaval do Centro-Oeste.
O governador esteve no sambódromo ao lado da primeira-dama, Mônica Riedel, do prefeito Dr. Gabriel de Oliveira, da vice-prefeita Beatriz Cavassa e do deputado estadual Paulo Duarte. Ele ressaltou que o Carnaval de Corumbá é uma das principais manifestações culturais de Mato Grosso do Sul e destacou o envolvimento direto da população na festa.

