
O ano letivo da Rede Estadual de Ensino (REE) começou nesta segunda-feira (9) em todo o Mato Grosso do Sul. Para marcar o retorno às aulas, o governador Eduardo Riedel visitou a Escola Estadual Maestro Frederico Liebermann, no Bairro Monte Castelo, em Campo Grande. Ao todo, mais de 180 mil estudantes voltaram às salas de aula em 352 unidades escolares distribuídas por todos os municípios do Estado.
Segundo o governador, a estrutura da rede foi preparada para atender a complexidade do ano letivo. “A rede está completamente preparada para este ano letivo, com toda a sua complexidade. O aluno tem acesso a refeição, e na escola integral são três. O ensino é de qualidade, com material moderno, laboratório, equipamentos, profissionais capacitados e motivados. E isso é fundamental para o nosso desenvolvimento”, disse Riedel.
A Maestro Frederico Liebermann, que atende cerca de 350 alunos do ensino fundamental e médio, passou por reforma geral em 2023, o que contribuiu para melhorar a rotina dos estudantes e dos profissionais da educação que atuam na unidade.
Governador Riedel interage com alunos no primeiro dia de aula e distribui materiais escolares para os estudantes.De acordo com o governador, a modernização da infraestrutura escolar é uma política contínua. “Em torno de 70% das escolas estão reformadas. Isso é um processo que não para. A gente, esse ano, tem uma previsão de reformar mais 30 escolas. E não é só pintar ou arrumar, é uma reforma estrutural e ainda de elétrica, hidráulica, nas salas, laboratórios, refeitório, com novos equipamentos, é muito grande”, explicou.
Com a retomada das aulas, as escolas da REE em todo o Estado estão organizadas para receber os estudantes em ambientes mais seguros, estruturados e voltados à aprendizagem. Desde o ano passado, a rede ampliou o atendimento aos alunos do ensino fundamental I – 4º e 5º anos – para auxiliar os municípios a ampliarem a oferta de vagas na educação infantil e nas séries iniciais.
Governador Riedel examina equipamentos educacionais e acompanha as condições de laboratórios em escola de Campo Grande.“É um trabalho conjunto com os municípios, para poder abrir a vaga também para os anos iniciais, numa situação de déficit nos municípios. É uma maneira da gente apoiar esses municípios, otimizando a nossa rede. Essa é uma ação muito importante para a nossa educação”, afirmou Riedel.
Outra medida que passa a valer este ano é a oferta de uma refeição extra para alunos da área rural. O secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, explica que a decisão leva em conta o deslocamento dos estudantes. “Na escola de tempo integral são três refeições. E para o aluno da zona rural, além dessas três refeições ou uma refeição, depende se é a escola integral ou parcial, eles vão receber uma refeição adicional. O aluno se desloca muito cedo da sua moradia, a gente entendeu que era necessário complementar com mais uma alimentação”, disse.
Em visita à escola, governador Riedel participa de dinâmica com alunos e reforça a importância da educação de qualidade.Matrículas seguem abertas por autodesignação - Mesmo com o ano letivo iniciado, ainda é possível ingressar na Rede Estadual de Ensino. O processo conhecido como “autodesignação” permanece aberto durante todo o ano e permite que pais ou responsáveis preencham os dados e realizem a matrícula em escolas com vagas disponíveis, conforme o sistema da Central de Matrículas.
Em caso de dúvidas, o atendimento é feito pelos telefones 0800-647-0028 (para ligações de telefone fixo) e 3314-1212 (para ligações de celular).
Em Campo Grande, o atendimento presencial da Central de Matrículas funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, na Rua Joaquim Murtinho, 2612. Nas demais regiões do Estado, os interessados podem procurar a escola da Rede Estadual de Ensino mais próxima para obter informações e efetivar a matrícula.
