cassems
AGENDA INTERNACIONAL

Riedel vê progresso em negociações com BID e Banco Mundial em Washington

Eduardo Riedel e sua equipe técnica participam do Lide Brazil Development Forum 2023 e discutem financiamento para projetos ambientais e de infraestrutura

2 setembro 2023 - 16h40Iury de Oliveira
O presidente do BID, Ilan Goldfajn, e o governador Eduardo Riedel, em encontro ocorrido em Washington
O presidente do BID, Ilan Goldfajn, e o governador Eduardo Riedel, em encontro ocorrido em Washington - (Foto/Divulgação)

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), avaliou como positiva a série de reuniões em Washington (EUA) com representantes do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e do Banco Mundial. Riedel, que se encontra na capital norte-americana para participar do Lide Brazil Development Forum 2023, afirmou que o Estado tem saúde financeira para oferecer boas garantias em troca de investimentos para projetos de infraestrutura e na área ambiental.

Canal WhatsApp

O encontro internacional acontece nos dias 1º e 2 de setembro e reúne autoridades brasileiras, empresários e investidores interessados em formar parcerias e expandir investimentos. Além de participar do evento, a agenda de Riedel incluiu discussões de financiamento com instituições financeiras.

No Banco Mundial, também conhecido pela sigla oficial BIRD (Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento), foram apresentadas informações sobre os desafios e potenciais do Mato Grosso do Sul. “Discutimos mais questões de infraestrutura e projetos estruturantes dentro de uma nova modelagem", declarou Riedel em comunicado à imprensa.

Na reunião com o BID, a discussão focou na liberação de US$ 400 milhões para o Fundo do Pantanal e outros US$ 200 milhões para a recuperação do Alto Taquari, área drasticamente assoreada há décadas. Os empréstimos, segundo o governador, serão quitados pelo Governo Federal, através do Ministério da Agricultura e Pecuária.

“Foi uma bela oportunidade de vir ao BID, discutir projetos extremamente importantes para o desenvolvimento do nosso Estado”, salientou Riedel, que conversou sobre as propostas com o presidente da instituição, Ilan Goldfajn.

O governador também ressaltou o alinhamento dos projetos estaduais com princípios de ESG (Environmental, Social, and Governance - Meio Ambiente, Social e Governança, em tradução livre). “Todos os nossos projetos têm essa preocupação com impacto ambiental; é uma agenda necessária para o Mato Grosso do Sul e para o Brasil”, afirmou Riedel, que ainda citou a meta de neutralizar a emissão de carbonos no Estado até 2030.

Hoje, Eduardo Riedel e o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, participam do segundo dia de atividades do Lide Brazil Development Forum. A presença sul-mato-grossense no evento faz parte da estratégia da atual gestão de "vender" o Estado como um destino atrativo para investidores.

O otimismo do governador Riedel e sua equipe ressalta a busca por uma parceria de longo prazo com as instituições financeiras internacionais, visando alavancar o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop