BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
PRÊMIO EXCELÊNCIA

Riedel representa MS no Prêmio Excelência em Competitividade em Brasília

Mato Grosso do Sul é finalista com o programa MS Ativo Municipalismo, que fortalece parcerias com os municípios

27 agosto 2025 - 08h07Iury de Oliveira
Eduardo Riedel no 2º Congresso dos Municípios de MS.
Eduardo Riedel no 2º Congresso dos Municípios de MS. - (Foto: Divulgação)
ENERGISA

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, participa nesta quarta-feira (3) da cerimônia do Prêmio Excelência em Competitividade, em Brasília. O Estado está entre os seis finalistas da premiação, com o programa MS Ativo Municipalismo, que destaca políticas públicas com alto impacto nos indicadores do Ranking de Competitividade.

Canal WhatsApp

O prêmio, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), recebeu 333 inscrições em 2025. Além de Mato Grosso do Sul, outras cinco unidades da federação estão concorrendo: Rio Grande do Sul, Piauí, Paraíba, Roraima e Espírito Santo.

MS Ativo Municipalismo é um programa lançado em 2024 que visa fortalecer a cooperação entre o governo estadual e os municípios, com foco no desenvolvimento de ações em saúde, educação e assistência social. Para o governador Riedel, o programa simboliza um "segundo momento do municipalismo". Ele destaca a importância da colaboração estreita entre as esferas estadual e municipal para a implementação de políticas públicas de impacto.

"Não tem como fazer saúde, educação e assistência social sem uma parceria eficaz com os municípios. O que vamos mostrar é que, por meio desse programa, estamos criando uma nova forma de cooperação, com monitoramento dos resultados e indicadores claros", afirmou Riedel.

O programa é estruturado em três etapas: captação de demandas locais, execução integrada ao Plano Plurianual, e uma fase de cooperação com indicadores estratégicos. Em seu primeiro ano, o MS Ativo Municipalismo consolidou 192 planos de ação, resultando em mais de 1.000 entregas e um investimento de R$ 600 milhões em convênios com os municípios.

Em 2025, o governador já se reuniu com 75 prefeitos para discutir as necessidades de cada cidade e estabelecer novas parcerias. Nos próximos dias, ele se encontrará com representantes de Paranaíba, Rio Brilhante, Bandeirantes e Campo Grande para continuar a agenda de diálogo e avanços do programa.

À tarde, Riedel retorna a Mato Grosso do Sul para o encerramento da campanha Agosto Lilás, que visa a proteção e o enfrentamento da violência contra as mulheres e meninas. Durante o evento, será assinada a criação do Plano de Metas Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra Mulheres e Meninas, um documento que servirá de diretriz para as prefeituras no fortalecimento da rede de proteção às vítimas, com metas a serem incorporadas gradualmente nos orçamentos anuais municipais.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas