Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
27 de outubro de 2025 - 17h24
SEGURANÇA PÚBLICA

Riedel defende integração de estados e países no combate ao crime organizado

Governador destaca a importância de atuação conjunta com forças federais e vizinhos para enfrentar tráfico e reduzir custos do sistema prisional

27 outubro 2025 - 13h20Da Redação
Governador Eduardo Riedel foi um dos palestrantes do Fórum de Segurança Pública, realizado em São Paulo
Governador Eduardo Riedel foi um dos palestrantes do Fórum de Segurança Pública, realizado em São Paulo - Foto: Sidinei Lopes

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, reforçou neste sábado (25), em São Paulo, a necessidade de cooperação entre estados, forças federais e países vizinhos para enfrentar o crime organizado. A fala foi durante sua participação no Fórum de Segurança Pública - Elo Brasil SP, ao lado de outros governadores e vice-governadores, em painel moderado pelo senador Ciro Nogueira.

Canal WhatsApp

Riedel destacou a posição estratégica de Mato Grosso do Sul, que faz fronteira com dois países e cinco estados brasileiros. Segundo ele, a logística do território e a baixa densidade populacional em algumas regiões exigem uma atuação integrada para combater o tráfico internacional de drogas, apontado como o principal desafio de segurança local.

“Grande parte do ônus desse enfrentamento recai sobre o Estado. Hoje, 35% da população carcerária do Mato Grosso do Sul está vinculada a esse combate, o que gera custos altos e coloca o Estado com o maior número de presos por 100 mil habitantes do país”, explicou.

O governador também defendeu o fortalecimento das Forças Armadas como apoio contínuo nas fronteiras, citando o Comando Militar do Oeste como parceiro das ações estaduais, apesar das limitações de recursos. Riedel citou o Paraguai como exemplo de colaboração internacional no combate ao crime.

Riedel alertou ainda para a importância de manter a segurança pública sob gestão estadual, evitando concentração apenas na União. “Cada região tem suas particularidades. Retirar a responsabilidade dos estados enfraquece o sistema e compromete os resultados."

Ao final do evento, o governador destacou que o crescimento econômico de Mato Grosso do Sul, estimado entre 5% e 6% ao ano, está relacionado à confiança gerada por um ambiente seguro, resultado das ações de segurança pública e do respeito às especificidades regionais.

O governador participou do fórum acompanhado do secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, e da senadora Tereza Cristina.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop