
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, participou nesta sexta-feira (29) da solenidade de passagem do Comando Militar do Oeste (CMO), em Campo Grande. Durante o evento, Riedel destacou a importância da parceria entre o Estado e o Exército Brasileiro em ações de segurança, proteção de fronteiras e no combate a incêndios florestais.

A cerimônia marcou a saída do general de Exército Luiz Fernando Estorrilho Baganha, que comandou o CMO nos últimos dois anos, e a posse do general Alcides Valeriano de Faria Júnior, novo titular da unidade militar.
Governador durante passagem de comando no CMO Foto: Bruno Rezende
Parceria permanente e estratégica
“É fundamental a parceria com o Exército Brasileiro para o desenvolvimento do nosso Estado. O CMO e suas divisões em Mato Grosso do Sul atuam não só na segurança pública e nas fronteiras, mas também em ações civis importantes, como o apoio no combate aos incêndios no Pantanal”, afirmou Riedel. Ele reforçou que a relação com o Exército é permanente e institucional, destacando a continuidade de operações como a Operação Ágata, que integra ações civis e militares ao longo da faixa de fronteira.
Novo comandante do CMO
Natural de Juiz de Fora (MG), o general Alcides Valeriano de Faria Júnior foi promovido este ano ao posto mais alto da Força Terrestre. Ingressou no Exército em 1982 e, agora, assume o comando de uma das mais estratégicas estruturas militares do país.
“Vamos reforçar, aprimorar e aperfeiçoar o legado do general Baganha, em parceria com o Governo do Estado, inclusive em obras e na proteção de fronteiras, com missões planejadas e inopinadas, sempre fortalecendo a sensação de segurança da população”, afirmou o general Alcides Valeriano.
Despedida e trajetória
Ao se despedir do comando, o general Baganha agradeceu pela missão cumprida. “Após mais de dois anos de intensas atividades à frente do CMO, é chegado o momento de partir, com o coração sereno pela honra de comandar as tropas do Exército Brasileiro em estados estratégicos como Mato Grosso do Sul e Mato Grosso”, disse.
A solenidade contou com a presença de autoridades civis e militares, entre elas o comandante do Exército Brasileiro, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva.
Papel estratégico do CMO
Criado em 1985, o Comando Militar do Oeste é responsável pela segurança da Fronteira Oeste do Brasil, abrangendo mais de 2,5 mil quilômetros nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte de Goiás. O CMO tem como missão garantir a soberania nacional, combater ilícitos transfronteiriços e ambientais, e atuar como parceiro estratégico do Governo de MS nas áreas de segurança pública e meio ambiente.
