
Durante o Encontro de Líderes Comunitas 2025, em São Paulo, nesta sexta-feira (26), o governador Eduardo Riedel apresentou a ambiciosa meta de erradicar a pobreza extrema em Mato Grosso do Sul até 2027. Ele defendeu que o avanço será sustentado por programas sociais mais eficientes, digitalização dos serviços públicos e uma reforma administrativa estruturada.

Riedel destacou que, nos últimos anos, MS saltou da 21ª para a 9ª posição no ranking nacional de serviços digitais, segundo dados citados por ele. Entre os avanços tecnológicos, ele reelencou a Infovia Digital — uma rede de fibra óptica que interligou 1.517 prédios públicos (escolas, unidades de saúde, órgãos de segurança) —, que é peça central para ampliar o acesso a plataformas de telemedicina, educação digital e atendimento remoto via governo eletrônico.
No campo social, Riedel afirmou que houve uma redução de 60% nos programas sociais, não pelo corte de benefícios, mas pela identificação de inconsistências nos cadastros, graças à tecnologia e ao trabalho de campo. Ele ressaltou que MS hoje é o estado com menor índice de pobreza extrema no Brasil e que a meta é zerar essa condição nos próximos dois anos.
Para ele, a erradicação da pobreza extrema depende de vários pilares:
-
crescimento econômico sustentável
-
educação em tempo integral
-
uso intensivo de plataformas digitais
-
modernização da administração pública
Riedel também defendeu a necessidade de uma reforma administrativa ampla, que ajude a modernizar o Estado sem desrespeitar servidores públicos. No painel, ele participou junto a outros líderes que compartilhavam da visão de que eficiência pública e digitalização são caminhos estratégicos para o Brasil.
