
Planejamento e continuidade das entregas marcaram a reunião realizada pelo governador Eduardo Riedel e o vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha) com todo o secretariado estadual. O encontro aconteceu na sala de reuniões da Governadoria, reunindo secretários e adjuntos de todas as pastas para alinhar as metas e ações da reta final de 2025.
Segundo Riedel, o momento foi de avaliação e reforço da execução das políticas públicas. “Foi uma reunião de trabalho importante para alinhamento das ações de Governo e também para o balanço das metas apresentadas no início do ano, que precisam de análise periódica, especialmente nessa reta final de 2025”, destacou o governador.
O vice-governador Barbosinha reforçou o compromisso do Estado com a responsabilidade fiscal e a manutenção dos investimentos.
“O Governo fez uma opção clara: não aumentar tributos e, ao mesmo tempo, manter os investimentos. Mesmo com os desafios da frustração de safra e das questões relacionadas ao gás, o Estado segue investindo sem comprometer sua capacidade de gestão”, afirmou.
Ele ainda ressaltou que a estabilidade financeira exige engajamento de toda a estrutura administrativa. “Se não há aumento de tributos e os investimentos continuam, é preciso esforço conjunto para garantir uma gestão eficiente dos gastos públicos”, completou Barbosinha.
Mudança na Casa Civil
Durante o encontro, foi formalizada a saída do secretário Eduardo Rocha da chefia da Casa Civil, a partir de segunda-feira (27). O cargo será assumido por Walter Carneiro Filho, que ocupava a função de secretário-adjunto.
Barbosinha destacou a relevância do trabalho de Rocha e o papel estratégico da pasta.“A reunião também serviu para nos despedirmos do secretário Eduardo Rocha, que recebeu o reconhecimento de todos pelo trabalho realizado. Agora, Walter Carneiro Filho assume uma secretaria essencial, que conecta o Governo aos municípios”, afirmou.
A Casa Civil tem papel fundamental na articulação política e institucional do Estado, com destaque para o municipalismo, uma das diretrizes centrais da atual gestão.
Fortalecimento do municipalismo
Eduardo Rocha avaliou sua passagem pela Casa Civil com sentimento de dever cumprido.
“Houve uma grande parceria com os prefeitos, deputados e toda a equipe. Tocamos com tranquilidade três anos de Governo, entregamos o MS Ativo 1 e 2 e fomos reconhecidos nacionalmente por integrar os municípios ao Governo. Saio satisfeito, com o dever cumprido”, disse.
O novo chefe da pasta, Walter Carneiro Filho, afirmou que a prioridade será dar continuidade às ações de aproximação com os municípios e com a Assembleia Legislativa, mantendo o foco no fortalecimento institucional e na execução dos compromissos do programa MS Ativo.
“Vamos seguir com o trabalho de integração e diálogo com os municípios, fortalecendo a entrega das políticas públicas e ampliando a presença do Estado onde as pessoas vivem”, destacou.
Barbosinha reforçou o papel estratégico da Casa Civil nessa conexão. “O Eduardo Rocha estreitou o relacionamento com prefeitos e vereadores, consolidando a Casa Civil como elo político e administrativo. A nova gestão vai seguir fortalecendo essa parceria e ampliando a proximidade do Governo com os municípios”, concluiu.

