
O PSDB de Mato Grosso do Sul confirmou nesta segunda-feira (18) a saída do governador Eduardo Riedel da legenda em breve. A decisão foi anunciada pelo presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, que também confirmou a migração do ex-governador Reinaldo Azambuja para outro partido, onde ele deverá disputar uma vaga no Senado nas eleições de 2026.

“Depois de um amplo entendimento, a gente acertou que o governador Riedel vai se filiar a um partido, o governador Azambuja vai se filiar a outro partido, e os nossos três combativos deputados federais vão ficar liderando essa estrutura em Mato Grosso do Sul no PSDB", disse
Riedel, que já vinha sendo cortejado por outros partidos, como o PP e o PSD, não confirmou oficialmente sua filiação, mas as movimentações políticas indicam que ele deverá se unir ao PP, partido ao qual também pertence a senadora Tereza Cristina (PP-MS), e que ele tem uma boa relação. O governador, que foi eleito em 2022, tem sido visto como um nome-chave nas negociações para 2026. Além disso, o tucano vem apresentando boa aprovação da população sul-mato-grossense.
A decisão de Riedel de deixar o PSDB marca uma mudança significativa no cenário político de Mato Grosso do Sul. Com o governador saindo da sigla, o PSDB se vê sem seu último chefe de executivo no Estado. A última baixa do ninho tucano até então, havia sido o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que migrou para o PSD em maio deste ano.
Enquanto isso, Reinaldo Azambuja, também de saída do PSDB, tem seu futuro praticamente certo no PL, de Valdemar Costa Neto e Jair Bolsonaro, onde desempenha um papel crescente de liderança no Estado.
Segundo Perillo, a estratégia do PSDB em MS será garantir a permanência de seus três deputados federais em suas cadeiras - Beto Pereira, Geraldo Resende e Dagoberto Nogueira -, com a possibilidade de expandir a representação nas próximas eleições. O partido ainda tem o desafio de reorganizar sua base e fortalecer sua influência em um cenário em que tanto o PL quanto o PP ganham força.
“Os três deputados vão, então, liderar uma nominata para que a gente possa pelo menos reeleger os três deputados, e quem sabe mais algum, na eleição do ano que vem”, finalizou Perillo. Confira o vídeo:
VÍDEO: PSDB confirma saída de Riedel e ex-governador Azambuja deve migrar para o PL pic.twitter.com/CueH8GUymx
— A Crítica de Campo Grande (@acriticavideos) August 18, 2025
