
Uma ação inédita deve marcar a Semana Santa na Reserva Indígena de Dourados: a Prefeitura anunciou que fará a soltura de peixes em um lago da comunidade, permitindo que os próprios moradores realizem a pesca no período. A medida foi apresentada ontem (20), durante reunião entre lideranças indígenas e o prefeito Marçal Filho.
O encontro ocorreu no gabinete da Prefeitura e reuniu representantes das aldeias, além de secretários e técnicos das áreas de Saúde, Educação, Assistência Social, Segurança e Agricultura Familiar.
Antes da audiência com o prefeito, as lideranças participaram de uma longa reunião com secretários municipais para detalhar as principais demandas da Reserva. O vereador Pedro Pepa também acompanhou as discussões.
Durante a conversa com o prefeito, foram tratadas questões como atendimento em saúde, ações da assistência social, manutenção de estradas internas, atualização do CadÚnico e distribuição de alimentos.
Encontro na prefeitura nesta manhã - (Foto: Divulgação)Segundo o prefeito, a gestão trabalha para garantir que a Reserva receba os mesmos serviços oferecidos na área urbana de Dourados. "Ainda que as demandas que não dependem diretamente do município estão sendo encaminhadas aos órgãos responsáveis", revela.
Entre as ações já realizadas na comunidade, a Prefeitura citou o cascalhamento contínuo das vias, serviços de saúde e assistência social e apoio à agricultura familiar.
Outro tema da reunião foi o programa “MS em Ação: Segurança e Cidadania”, parceria entre Governo do Estado e Prefeitura, que será realizado nos dias 17, 18 e 19 de abril, período que antecede o Dia dos Povos Originários.
A administração municipal informou que irá disponibilizar ônibus para garantir o transporte da comunidade até o local do evento. Para o vice-cacique da Aldeia Bororó, o diálogo foi importante para apresentar prioridades e buscar encaminhamentos.
O encontro reforça a cobrança das comunidades por melhorias estruturais e maior presença do poder público nas aldeias de Dourados.

