
Em sua fala nesta terça-feira (2) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o deputado Renato Câmara (MDB), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, destacou a relevância das iniciativas de sustentabilidade no estado, especialmente aquelas promovidas por organizações sociais.

Câmara mencionou sua participação no I Fórum MS Sustentabilidade, evento promovido pela Instituição DuBem, que reuniu discussões sobre ações voltadas à sustentabilidade. O fórum abordou temas como Lixo Zero, reciclagem e recuperação de nascentes, com a participação de diversas empresas e entidades, incluindo o Hospital São Julião.
Conectando esforços para resultados concretos
Durante seu pronunciamento, o deputado enfatizou que a sustentabilidade é um tema complexo que exige interconexões entre diferentes setores da sociedade. Para Câmara, o que pode parecer uma ação pequena tem impacto coletivo.
"Temos que quebrar o paradigma de que o pouco que você faz não se conecta com o mundo. As interconexões geram valor para o todo. Estamos fazendo uma parte, mesmo que pareça pequena, mas que interfere no todo", afirmou.
Ele ressaltou a importância de estimular pequenas ações, como a separação do lixo em casa, e como essas atitudes contribuem para um futuro sustentável. Para o deputado, educação ambiental tem se mostrado uma ferramenta eficaz para alcançar mais pessoas ao longo dos anos.
Educação e debate sobre o bioma pantaneiro
Renato Câmara também convidou a população para participar de um debate online que será realizado às 14h, promovido pela Comissão de Meio Ambiente. A audiência pública discutirá a ave símbolo da Mata Atlântica, com foco nos biomas do Pantanal e nas Bacias do Paraná e Ivinhema.
"Este evento será uma contribuição nossa para apresentar caminhos que visam a sustentabilidade e promover a conscientização ambiental", concluiu Câmara.
