tjms
ADVOCACIA

Bitto Pereira é reeleito presidente da OAB/MS para o triênio 2025-2027

Com 59,6% dos votos, Bitto Pereira reforça liderança na advocacia sul-mato-grossense

22 novembro 2024 - 18h10Carlos Guilherme e Rafael Rodrigues
Bitto Pereira foi reeleito nesta sexta-feira (22)
Bitto Pereira foi reeleito nesta sexta-feira (22) - (Foto: Rafael Rodrigues)

Bitto Pereira, atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), foi reeleito com uma vitória expressiva para liderar a entidade pelos próximos três anos (2025-2027). Com 5.041 votos, o advogado superou a chapa adversária, “Renovação: OAB para Todos”, liderada por Lucas Rosa, que recebeu 3.429 votos.

Canal WhatsApp

Logo após a confirmação do resultado, Bitto comemorou o momento como uma “festa democrática”. “Externo minha gratidão por esta vitória maiúscula, fruto de um trabalho árduo, realizado não apenas na Capital, mas em todas as subseções do estado”, afirmou. A eleição, realizada das 9h às 17h, contou com ampla participação da advocacia do Estado. Antes das 18h, a apuração já contabilizava a vitória majoritária do advogado, sendo a maior diferença de votos na história da seccional.

CTA - Grupo WhatsApp

Comemorando a vitória, Pereira destacou o trabalho realizado ao longo de sua gestão e os esforços que garantiram a confiança renovada da advocacia. “Esta é uma vitória histórica que nos enche de alegria e nos inspira a continuar trabalhando com ainda mais dedicação. Atribuo o resultado ao reconhecimento de uma campanha marcada pela proximidade com os advogados e advogadas de todo o Estado. A Caravana das Prerrogativas foi um marco nesse sentido, demonstrando que o presidente da seccional deve estar onde a advocacia está, algo que fizemos de forma inédita e jamais vista na história da nossa entidade", explica.

A Caravana das Prerrogativas, iniciativa que aproximou a diretoria da entidade das subseções espalhadas pelo Estado. Ele classificou a ação como inédita e ressaltou sua importância para o fortalecimento das prerrogativas profissionais.

Reeleito, Bitto reforçou que a próxima gestão terá o empreendedorismo na advocacia como prioridade. “Anotem bem uma palavra: empreendedorismo na advocacia. Essa será a marca da próxima gestão”, declarou. O presidente reeleito também agradeceu à advocacia sul-mato-grossense pelo apoio. “O dia de hoje é uma demonstração clara do que podemos construir juntos. Foi uma experiência extremamente gratificante, e eu só posso agradecer mais uma vez", disse.

Para o advogado Mansour Karmouche, ex-presidente da OAB/MS, as eleições de 2023 foram um avanço em termos de tranquilidade e debates propositivos. Ele, no entanto, pontuou que ainda há desafios a serem enfrentados pela entidade.

Mansour Karmouche ao lado do presidente reeleito da OAB/MS, Bitto Pereira - (Foto: Rafael Rodrigues)

“A proposta central dos candidatos nesta campanha é resgatar a normalidade que sempre marcou os processos eleitorais da nossa entidade. Quando o ambiente político externo se infiltra em instituições como a nossa, ele acaba contaminando o processo como um todo”, afirmou Karmouche. Ele destacou a importância de a Ordem se afastar das polarizações políticas que têm impactado o cenário nacional, promovendo um ambiente de maior coesão interna e fortalecimento institucional.

Karmouche também reforçou a necessidade de a advocacia se unir para enfrentar os desafios internos e externos. “Devemos encontrar soluções como categoria, promovendo um ambiente coeso e, ao mesmo tempo, dando voz à sociedade. Esse é o verdadeiro papel da Ordem", finaliza.

A festa democrática e os números da eleição - Dos 20.533 advogados registrados no Mato Grosso do Sul, apenas 11 mil estavam aptos a votar, conforme dados do Conselho Federal da OAB. A eleição ocorreu de forma presencial, tanto na sede da OAB/MS, em Campo Grande, quanto nas subseções do interior, utilizando urnas eletrônicas. O pleito foi conduzido sem intercorrências, garantindo um processo transparente e eficiente.

Perfil - Natural de Campo Grande, Luís Cláudio Pereira, o Bitto Pereira, tem 47 anos, e 24 anos de carreira, que teve início já na OAB quando Bitto presidiu a comissão da jovem advocacia. Ele ainda comandou o instituto dos advogados de Mato Grosso do Sul.

Ele é advogado, pós-graduado em processo civil (Ucdb/Inpg), ex-presidente do instituto dos advogados de Mato Grosso do Sul, conselheiro federal da OAB por dois mandatos (2016 a 2021) e ex-vice diretor geral da Escola Superior da Advocacia Nacional (ESA).

Assinar Newsletter acritica.net

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas