
O governador do Paraná e pré-candidato à Presidência da República, Ratinho Júnior (PSD), afirmou nesta segunda-feira (22) que os governadores estaduais são hoje os verdadeiros responsáveis por “tocar o Brasil de forma organizada e planejada”. Segundo ele, os Estados têm se mostrado cada vez mais autossuficientes e menos dependentes do governo federal.

"O Brasil vive hoje a melhor safra de governadores. Possivelmente, uma das melhores nos últimos 30, 40 anos", disse Ratinho durante evento na sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), na capital paulista.
O governador também destacou que o próximo presidente da República precisará ter a capacidade de “destravar o Brasil” para que o país avance em desenvolvimento econômico. "Penso que o próximo presidente que vier a ser, se ele tiver a capacidade de destravar o Brasil, vai conseguir ter avanço muito grande no desenvolvimento econômico", completou.
Discurso pró-federalismo
A fala de Ratinho Jr. reforça uma linha de discurso pró-federalismo que tem sido adotada por diversos líderes estaduais, principalmente diante de desafios fiscais e de infraestrutura. A ideia central é que os Estados têm demonstrado mais agilidade e competência para implementar políticas públicas, muitas vezes em contraste com a lentidão do governo federal.
Ao apresentar-se como uma liderança com perfil técnico e foco em gestão, Ratinho busca diferenciar-se em um cenário político polarizado, posicionando-se como alternativa ao eleitorado em 2026. As falas na ACSP indicam que seu discurso de pré-campanha deve reforçar a descentralização do poder e o fortalecimento do pacto federativo.
O evento contou com a presença de empresários, lideranças políticas e representantes do setor produtivo paulista, e marca mais um passo de Ratinho Jr. na construção de sua candidatura à Presidência.
