bonito
ELEIÇÕES 2026

PT quer Simone Tebet no Senado por São Paulo para fortalecer aliança

Simone Tebet avalia mudar para São Paulo e ampliar força política em 2026

17 julho 2025 - 17h31Da Redação
A ministra do Planejamento, Simone Tebet
A ministra do Planejamento, Simone Tebet - (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A ministra Simone Tebet, do MDB, está considerando disputar uma vaga no Senado por São Paulo nas eleições de 2026. A possibilidade ganhou força depois que lideranças do PT paulista, incluindo ministros do governo como Fernando Haddad e Márcio França, a convidaram para se juntar à chapa eleitoral no maior colégio eleitoral do país.

Canal WhatsApp

Apesar de ser natural de Mato Grosso do Sul, Tebet tem laços fortes com São Paulo, onde duas de suas filhas moram e onde possui imóvel no litoral. Essa ligação pessoal facilitaria sua adaptação para uma campanha no estado.

A movimentação do PT visa ampliar sua base no Senado com votos de centro, e Tebet, que recebeu 1,6 milhão de votos em São Paulo na eleição presidencial de 2022, é vista como uma figura importante para essa estratégia.

Por outro lado, a proposta enfrenta resistência dentro do MDB em Mato Grosso do Sul. Lideranças locais, como o ex-governador André Puccinelli e deputados da base, rejeitam aliança com o PT e pedem que Tebet mude de partido caso queira apoiar Lula. Eles afirmam que a ministra não consultou o diretório do partido antes de se aproximar do PT.

Simone Tebet, porém, evita confirmar os planos eleitorais e afirma que falará sobre eleições apenas um ano antes do pleito. Ela e o marido garantem que permanecem no MDB por enquanto, aguardando a definição das federações partidárias.

Pela lei, Tebet pode disputar em São Paulo se transferir seu título de eleitor seis meses antes da eleição, o que não seria problema devido a seus vínculos pessoais e profissionais com o estado.

São Paulo representa 22% do eleitorado brasileiro e costuma influenciar os resultados nacionais. Garantir uma vaga ao Senado no estado em 2026 é visto como um passo importante para o projeto político do PT rumo a 2030.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas