Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
28 de janeiro de 2026 - 18h31
CÂMARA

PSD e PL acertam troca no comando das comissões de Agricultura e Minas e Energia

Acordo foi fechado no colégio de líderes e também envolve articulações para a Comissão Mista de Orçamento

28 janeiro 2026 - 17h20Victor Ohana
Reunião de líderes partidários na Câmara definiu troca de presidências entre PSD e PL.
Reunião de líderes partidários na Câmara definiu troca de presidências entre PSD e PL. - Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O colégio de líderes da Câmara dos Deputados definiu, nesta quarta-feira (28), um acordo entre PSD e PL para a troca de comando em duas comissões estratégicas da Casa: Agricultura e Minas e Energia. A informação foi apurada pelo Broadcast Político, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Canal WhatsApp

Pelo acerto, o PL deixa a presidência da Comissão de Agricultura e passa a comandar a Comissão de Minas e Energia. Já o PSD faz o movimento inverso, abrindo mão de Minas e Energia para assumir a Comissão de Agricultura, uma das mais disputadas do Legislativo por concentrar temas ligados ao agronegócio.

Atualmente, o PL preside a Comissão de Agricultura. Com a mudança, o partido amplia sua atuação em pautas relacionadas ao setor energético, enquanto o PSD passa a ter influência direta sobre debates do campo e da produção rural.

Internamente, o PSD ainda não definiu quem ocupará a presidência da Comissão de Agricultura. Segundo as informações apuradas, a tendência é que o comando fique com um deputado da bancada do Paraná, estado com forte representação no setor agropecuário.

Além da reorganização nas comissões temáticas, as articulações também avançaram sobre a Comissão Mista de Orçamento (CMO), responsável por analisar o Orçamento da União. De acordo com fontes do Broadcast Político, o PSD deve presidir a comissão na gestão deste ano.

A definição ainda está em negociação dentro do colégio de líderes, mas há indicativos de que o partido ficará com a função por um acordo costurado no início do mandato do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Esse entendimento já previa que o PSD assumiria a presidência da CMO em 2026.

Até o ano passado, o comando da comissão estava com o União Brasil, representado pelo senador Efraim Filho (PB). Em 2025, no entanto, a presidência cabe à Câmara dos Deputados, o que abriu espaço para a nova composição negociada entre os partidos.

Mesmo com a possível mudança na CMO, o União Brasil deve manter o controle da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), considerada a mais importante da Casa. Atualmente, o colegiado é presidido pelo deputado Paulo Azi (BA), e a permanência do partido no comando faz parte das conversas entre as lideranças.

As definições mostram como as negociações entre partidos seguem intensas no início do ano legislativo, com foco na distribuição de espaços estratégicos que influenciam diretamente a tramitação de projetos e a agenda política no Congresso Nacional.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop