BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
ASSEMBLEIA

Deputados da Assembleia de MS votam sete projetos nesta quarta-feira

Propostas incluem mudanças na lei de entregas, incentivos fiscais, desconto de imposto sobre doações e direitos de pessoas com autismo

17 setembro 2025 - 07h20Aline Kraemer
Parlamentares se reúnem na ALEMS para analisar propostas que impactam consumidores, contribuintes e pessoas com autismo
Parlamentares se reúnem na ALEMS para analisar propostas que impactam consumidores, contribuintes e pessoas com autismo - Foto: Wagner Guimarães
ENERGISA

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realiza nesta quarta-feira (17), a partir das 9h, sessão ordinária com sete projetos na pauta de votação. A reunião é aberta ao público e pode ser acompanhada presencialmente ou pelos canais oficiais da Casa.

Canal WhatsApp

Entre os destaques da Ordem do Dia, está a redação final do Projeto de Lei 79/2025, de autoria do deputado Paulo Duarte (PSB). A proposta obriga empresas que prestam serviços ou realizam entregas no Estado a informarem data e turno da entrega no momento da contratação, permitindo que o consumidor escolha entre os períodos matutino (7h às 12h), vespertino (12h às 18h) ou noturno (18h às 23h).

Em primeira discussão, os deputados analisarão duas propostas do Poder Executivo:

  • O Projeto de Lei Complementar 5/2025, que atualiza a legislação do programa MS-Empreendedor, voltado ao estímulo da industrialização, trabalho e geração de renda no Estado.
  • O Projeto de Lei 237/2025, que estabelece descontos no pagamento à vista do ITCD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação) para doações de bens e direitos realizadas dentro do período proposto na norma.

Em discussão única, três projetos de resolução serão votados, todos com foco em homenagens:

  • Título de Cidadão Sul-mato-grossense (PL 16/2025), de Paulo Corrêa (PSDB);
  • Comenda do Mérito Legislativo (PL 26/2025), de Caravina (PSDB);
  • Medalha do Mérito da Juventude Anderson Barão e Luiz Torchetti (PL 31/2025), proposta por Roberto Hashioka (União).

Já em segunda discussão, será analisado o Projeto de Lei 253/2024, do deputado Neno Razuk (PL), que amplia a lei de atendimento multiprofissional para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Estado.

As sessões podem ser assistidas ao vivo pela TV ALEMS (canal 7.2 aberto e canal 9 da Claro NET TV), Rádio ALEMS FM 105.5, além do YouTube, Facebook e site oficial da Assembleia.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop