ALMS PI 383771260-x-120
COMUNIDADE INDÍGENA

Projeto propõe nova denominação à estrada de acesso ao distrito de Taunay

Conforme a justificativa da proposta, a comunidade indígena do distrito de Taunay e região é quem solicitou que a proposta fosse apresentada, após a implantação da pavimentação asfáltica à MS 244

10 julho 2020 - 12h19Ana Maria Assis
Deputado Felipe Orro é o autor do projeto de lei
Deputado Felipe Orro é o autor do projeto de lei - (Foto: Wagner Guimarães)
Comper

Na sessão de ontem (9), o deputado Felipe Orro (PSDB) apresentou o Projeto de Lei 135/2020, o qual prevê a denominação "Oxené Kohó – Caminho do tuiuiú" para a MS 244, estrada de acesso ao distrito de Taunay, em Aquidauana.

Conforme a justificativa da proposta, a comunidade indígena do distrito de Taunay e região é quem solicitou que a proposta fosse apresentada, após a implantação da pavimentação asfáltica à MS 244.

“Oxené Kohó” se refere ao primeiro ato da dança indígena, que significa que o pássaro está observando cuidadosamente o território a ser explorado de onde extrai seu alimento. Na justificativa, o deputado explica que para os indígenas, "o progresso traz sempre o impacto ambiental, mas a denominação ora apresentada sempre trará a memória dos cuidados necessários com o nosso meio ambiente".

Quanto à ave tuiuiú, o parlamentar justifica que “é o pássaro símbolo de nosso Estado, nacionalmente conhecido pelas belezas da flora e fauna da região pantaneira”.

Banner Whatsapp Desktop