Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
25 de novembro de 2025 - 12h54
comper black
POLÍTICA NACIONAL

Deputado propõe lei para acionar Interpol após fuga de Ramagem aos EUA

Projeto quer evitar novas fugas de investigados pela Justiça ao exigir notificação internacional imediata

25 novembro 2025 - 09h55Marcelo de Moraes
Além de Ramagem (foto), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) também se mudou para os Estados Unidos sob alegação de perseguição política
Além de Ramagem (foto), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) também se mudou para os Estados Unidos sob alegação de perseguição política - (Foto: Valter Campanato/ABrasil)

A fuga do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) para os Estados Unidos motivou a apresentação de um novo projeto de lei na Câmara. O deputado Reimont Otoni (PT-RJ) protocolou nesta segunda-feira (24) uma proposta que determina a comunicação imediata à Interpol sempre que houver decisão judicial de suspensão, apreensão ou cancelamento de passaportes.

Canal WhatsApp

Reimont afirmou que a medida busca evitar repetições de episódios como o de Ramagem e também o do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que se mudou para os EUA enquanto enfrenta investigações. “Não dá mais para aceitarmos casos como o do Ramagem e do Eduardo Bolsonaro”, declarou.

Ramagem foi condenado em setembro a mais de 16 anos de prisão por envolvimento na trama golpista e estava proibido de deixar o Brasil. Mesmo assim, embarcou para os Estados Unidos antes da decretação de sua prisão preventiva pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, na sexta-feira (21). No domingo (23), sua esposa publicou nas redes sociais imagens do encontro da família em um aeroporto de Miami.

Em vídeo divulgado na segunda-feira, Ramagem disse estar “seguro” nos Estados Unidos e afirmou contar com a “anuência” do governo Donald Trump. Ele alegou ser vítima de “perseguição política” e disse ter deixado o País para evitar que suas filhas presenciassem sua prisão.

Outro parlamentar citado na justificativa do projeto, Eduardo Bolsonaro foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República por tentativa de coação na ação penal dos atos golpistas. Ele também atribui sua mudança para os EUA a suposta perseguição política.

A proposta de Reimont ainda não tem previsão de votação, mas deve entrar na pauta das próximas discussões sobre cooperação internacional e cumprimento de medidas judiciais.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop