bonito
LEGISLATIVO ESTADUAL

Projeto do Executivo altera o Programa MS Alfabetiza e cria o Prêmio Escola

Segundo mensagem do governador Eduardo Riedel (PSDB), o projeto objetiva reduzir "a quantidade mínima de estudantes matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental exigida para que as escolas possam ser premiadas"

9 novembro 2023 - 13h55Osvaldo Júnior
Saguão da Assembleia Legislativa; proposta do Executivo começou a tramitar nesta quinta-feira na Casa de Leis
Saguão da Assembleia Legislativa; proposta do Executivo começou a tramitar nesta quinta-feira na Casa de Leis - (Foto: Aline Kraemer)

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) recebeu, nesta quinta-feira (9), proposta do Governo do Estado que cria o Prêmio Escola. A medida consta no Projeto de Lei 319/2023, que altera a redação de dispositivos da Lei 5.724/2021 para, de acordo com o Executivo, adequar as condições de premiações do “Programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança” ao público de referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso do Sul (SAEMS).

Canal WhatsApp

Segundo mensagem do governador Eduardo Riedel (PSDB), o projeto objetiva reduzir “a quantidade mínima de estudantes matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental exigida para que as escolas possam ser premiadas, a fim de possibilitar maior número de estudantes de escolas públicas participantes no SAEMS”. Isto porque, justifica o chefe do Executivo, as escolas com grande número de estudantes matriculados têm dificuldade de atingir os 90% de participação exigidos pela Lei 5.724/2021, o que as impede de concorrer à premiação do Programa.

O texto proposto diminui a exigência de participação de 90% para 80%. Também modifica a quantidade de alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental, passando de 15 para 10. Isso assegura, conforme o Governo, “maior equidade na participação das escolas que queiram concorrer à premiação do Programa MS Alfabetiza - Todos pela Educação da Criança”.

O projeto será encaminhado para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso receba parecer favorável, continua tramitando com votações nas comissões de mérito e em sessões plenárias.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas