1º Encontro Regional MIDIACOM MS
PROJETO DE LEI

Projeto amplia formas de pagamento das tarifas de pedágios em MS

De acordo com informação da justificativa da proposta, atualmente, os pedágios são pagos, de modo geral, por meio de dinheiro ou tags

3 novembro 2022 - 14h20Osvaldo Júnior
Estação de pedágio em Mato Grosso do Sul
Estação de pedágio em Mato Grosso do Sul - (Foto: CCR MS Via)

Começou a tramitar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) proposta que amplia as formas de pagamento das tarifas de pedágios do sistema rodoviário. Conforme o Projeto de Lei 257/2022, apresentado na sessão plenária desta quinta-feira (3) pelo deputado João Henrique (PL), as concessionárias deverão disponibilizar aos consumidores alternativas diversas de pagamento, como pix, cartões de crédito e de débito e aproximação de relógios e celulares.

Canal WhatsApp

De acordo com informação da justificativa da proposta, atualmente, os pedágios são pagos, de modo geral, por meio de dinheiro ou tags (dispositivos eletrônicos colados no para-brisa do veículo, que possibilitam a pelo pedágio sem necessidade de parar para fazer o pagamento). O projeto acrescenta outras formas de pagamento e prevê, em caso de ausência de meios digitais, as concessionárias deverão permitir a passagem livre dos consumidores, sendo vedada a cobrança posterior.

Autor da proposta, deputado João Henrique defende que a ampliação das formas de pagamento é benéfica para todosAutor da proposta, deputado João Henrique defende que a ampliação das formas de pagamento é benéfica para todos

“A ampliação das formas de pagamento será benéfica para todos. O empresário ganhará em segurança com a redução de dinheiro em espécie nas praças e facilitará o acesso do consumidor a seus serviços, estimulando a demanda. O usuário da rodovia poderá se livrar do incômodo de levar e manusear dinheiro em espécie”, argumenta o parlamentar na justificativa do projeto.

A proposta seguiu para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso tenha parecer favorável quanto a constitucionalidade, será analisada e votada nas comissões temáticas e nas sessões plenárias.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas