ALMS PI 383771260-x-120
POLÍTICA

Procuradoria pede prisão de Gentili por tuíte e o compara à invasão do Capitólio

Procuradoria Parlamentar pediu ao ministro Alexandre de Moraes que decrete a prisão do humorista e abra inquérito com base na Lei de Segurança Nacional

2 março 2021 - 18h04
O apresentador e comediante Danilo Gentili
O apresentador e comediante Danilo Gentili - (Foto: Filipe Araújo / Estadão)
Comper

A Procuradoria Parlamentar da Câmara dos Deputados pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que decrete a prisão do humorista Danilo Gentili por um tuíte feito na semana passada, quando a Casa discutia a PEC da Impunidade. Na peça, os advogados alegam violação à Lei de Segurança Nacional, comparam a publicação à invasão do Capitólio americano, em janeiro, e pedem abertura de inquérito.

No dia 25, Gentili escreveu nas redes sociais: "Eu só acreditaria que esse País tem jeito se a população entrasse agora na câmara e socasse todo deputado que está nesse momento discutindo PEC de imunidade parlamentar". Na ocasião, os deputados discutiam proposta que cria novas regras de imunidade parlamentar. A votação acabou sendo adiada e uma comissão especial irá avaliar a medida.

Para a Procuradoria da Câmara o tuíte de Gentili representa 'grave ameaça à ordem pública' e um ataque ao Poder Legislativo. Os procuradores ainda comparam o caso com a invasão do Capitólio, feita por extremistas que buscavam anular a nomeação de Joe Biden à presidência dos Estados Unidos.

"A primeira das postagens do senhor Danilo Gentili Júnior possui indisfarçável vinculação com o referido episódio, representando nítida incitação da população à subversão da ordem político-institucional e gravíssimo atentado contra a manutenção do Estado Democrático de Direito", escrevem os advogados Patrícia Santiago, Thiago Lima Pessoa e Diana Segatto. "As redes sociais não podem servir de escudo para que os cidadãos possam cometer crimes e ficarem impunes".

Pelas redes socias, Gentili afirmou que fez um tuíte 'que foi alvo de justas críticas por alguns deputados'. "Quem me segue sabe que sempre defendi as instituições. Aliás, minha briga com bolsonaristas foi justamente pelo fato de eu ser contrário aos pedidos criminosos de fechamento do STF e do Congresso", escreveu.

Além do pedido de prisão do humorista, a Procuradoria da Câmara pede a abertura de um inquérito para apurar o caso e o bloqueio das publicações pelo Twitter.

COM A PALAVRA, DANILO GENTILI

No Twitter, o humorista Danilo Gentili escreveu: "Eu fiz um tuíte que foi alvo de justas críticas por alguns deputados. Quem me segue sabe que sempre defendi as instituições. Aliás, minha briga com bolsonaristas foi justamente pelo fato de eu ser contrário aos pedidos criminosos de fechamento do STF e do Congresso".

Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas