
A prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro, ocorrida na manhã deste sábado (22), por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ganhou destaque nos principais veículos de imprensa do mundo. Jornais da Europa, América do Norte e América do Sul repercutiram o caso, enfatizando os riscos de fuga atribuídos ao ex-presidente e o contexto da condenação por tentativa de golpe de Estado no Brasil.
O jornal britânico The Guardian estampou em sua capa uma foto de Bolsonaro acompanhada da chamada: “Polícia brasileira prende Bolsonaro em meio a suspeitas de que ele preparava fuga”. A reportagem cita suspeitas de que Bolsonaro poderia buscar refúgio em uma embaixada estrangeira para evitar a prisão.
Na França, o tradicional Le Monde publicou: “No Brasil, Jair Bolsonaro foi preso após condenação por tentativa de golpe de Estado por ‘risco de fuga’”. A matéria destacou a decisão do ministro Alexandre de Moraes como resposta à possibilidade concreta de evasão do ex-presidente.
Nos Estados Unidos, o The Washington Post também noticiou o caso na capa, com o título: “Ex-líder brasileiro, Bolsonaro é preso sob alegações de tentativa de fuga”. O jornal mencionou a suspeita de violação da tornozeleira eletrônica usada por Bolsonaro, apontando ainda que ele foi condenado por envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado, sendo descrito como “aliado de Donald Trump”.
Na Argentina, o Clarín destacou que o Supremo Tribunal Federal ordenou a prisão após a quebra da tornozeleira eletrônica por parte do ex-presidente. A reportagem trouxe como imagem uma foto de Bolsonaro atrás do portão de sua residência em Brasília, e reproduziu a avaliação do ministro Moraes, segundo a qual houve uma tentativa deliberada de fuga na madrugada anterior, durante uma vigília convocada por seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL).
No Oriente Médio, o jornal catariano Al Jazeera noticiou que o ex-presidente brasileiro, de 70 anos, foi conduzido ao quartel-general da Polícia Federal em Brasília. A publicação ressaltou que Bolsonaro foi retirado de casa no sábado pela manhã e está sob custódia.
Justificativas para a prisão - A decisão de Alexandre de Moraes que determinou a prisão preventiva de Jair Bolsonaro foi motivada por suspeitas de violação da tornozeleira eletrônica e pela convocação de atos públicos em frente à residência do ex-presidente. De acordo com o despacho, a reunião articulada por Flávio Bolsonaro nas redes sociais para a noite de sexta-feira (21) poderia causar tumultos e facilitar uma possível tentativa de fuga.
A Polícia Federal confirmou a execução do mandado de prisão, com base em decisão do STF. A audiência de custódia está prevista para este domingo (23), por videoconferência, na Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal. A decisão judicial também determinou a disponibilização de atendimento médico contínuo ao réu.
A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Gleisi Hoffmann, comentou que a detenção “segue rigorosamente os ritos do devido processo legal” e está fundamentada em riscos reais de evasão. Já o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos (PSOL), afirmou que “ninguém está acima da democracia”.

