
Após a prisão na última terça-feira (9) durante a Operação Spotless, o prefeito de Terenos, Henrique Budke (PSDB), decidiu se afastar do cargo. A medida foi confirmada pelo advogado Julicezar Barbosa, responsável pela defesa do gestor, que afirmou que Budke vai se dedicar integralmente à sua defesa.

"Henrique foi surpreendido com a operação, pois sempre pautou sua vida em honestidade e transparência. Pediu afastamento do cargo para poder se concentrar em sua defesa. E aguarda a evolução das apurações, depositando na Justiça a confiança de que a verdade provará sua inocência".
A Operação Spotless, deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), apura um esquema de corrupção que teria desviado cerca de R$ 15 milhões dos cofres públicos de Terenos. Segundo as investigações, servidores públicos manipulavam licitações para favorecer empresas ligadas ao grupo criminoso. Os processos eram simulados, sem concorrência real.
Além de Budke, a operação cumpriu 16 mandados de prisão e 59 de busca e apreensão em Terenos e em Campo Grande. Com o afastamento do prefeito, o vice Arlindo Landolfi (Republicanos) deve assumir o comando da prefeitura amanhã (12). Inclusive, a Câmara Municipal de Terenos confirmou que irá se pronunciar oficialmente nesta sexta-feira.
"Câmara Municipal de Terenos informa que tomou conhecimento de fatos recentes envolvendo o Poder Executivo ocorridos na última terça-feira (9) e está acompanhando o tema com a devida atenção institucional.
Como Casa de Leis, nosso compromisso é atuar com prudência, transparência e respeito ao devido processo legal. Nesse sentido, a Presidência já determinou a adoção dos procedimentos internos necessários, bem como a solicitação de informações às autoridades competentes, a fim de garantir a correta avaliação dos eventuais desdobramentos administrativos e políticos previstos na legislação.
Comunicamos que, na próxima sexta-feira, dia 12, às 8h a Câmara Municipal fará pronunciamento oficial, apresentando à sociedade os encaminhamentos institucionais cabíveis, sempre pautados pela lei e pela preservação da estabilidade administrativa do município e da continuidade dos serviços públicos.
Reiteramos à população de Terenos o compromisso permanente desta Casa com a legalidade, a responsabilidade institucional e o interesse público", diz o comunicado.
