Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
07 de outubro de 2025 - 12h44
pmcg
POLÍTICA

Prefeito de Maracaju participa de missão internacional e percorre trecho da ponte da Rota Bioceânica

Marcos Calderan integra comitiva que atravessa três países para conhecer a futura ligação entre Brasil e o Pacífico

7 outubro 2025 - 09h50Da Redação
Prefeito Marcos Calderan participa de missão que percorre trecho estratégico da Rota Bioceânica
Prefeito Marcos Calderan participa de missão que percorre trecho estratégico da Rota Bioceânica - (Foto: Reprodução)

O prefeito de Maracaju, Marcos Calderan (PL), está participando de uma missão internacional que tem como objetivo conhecer de perto o trajeto e os impactos da futura Rota Bioceânica, um dos projetos logísticos mais importantes para o desenvolvimento do Centro-Oeste brasileiro. A comitiva, formada por representantes do Sebrae, Assomasul e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, percorre aproximadamente 2.500 km passando por Paraguai, Argentina e Chile.

Canal WhatsApp

A jornada começou em Porto Murtinho, onde Calderan realizou a travessia do Rio Paraguai de balsa, no local onde está sendo construída a ponte que fará a ligação terrestre entre Brasil e Paraguai. A estrutura é considerada um marco da integração sul-americana e abre novas perspectivas para o comércio exterior brasileiro, com acesso direto ao Oceano Pacífico.

Prefeito de Maracaju integra missão que percorre trecho da Rota Bioceânica em busca de parcerias comerciais.

“Estou na balsa agora, fazendo a travessia dessa futura ponte aqui no Rio Paraguai, numa missão importante com o Sebrae, Assomasul e Governo do Estado, onde vamos percorrer de carro quase 2.500 quilômetros até o Oceano Pacífico. Depois a gente volta de avião, mas vamos ficar uma semana nessa missão, conhecendo prefeitos, governadores e buscando novas relações comerciais com Maracaju, com Mato Grosso do Sul e com o Brasil”, destacou Calderan.

Em Porto Murtinho, grupo visitou as obras da ponte sob o rio Paraguai e fez a travessia para o país vizinho de balsa

Conexões para o futuro de Maracaju - Durante o trajeto, a comitiva participa de encontros com autoridades locais e representantes de diferentes regiões envolvidas no projeto. O objetivo é não apenas conhecer a estrutura da Rota, mas também apresentar o potencial econômico de Maracaju e discutir parcerias futuras que possam fortalecer a economia local.

“Estamos no coração da Rota Bioceânica, conhecendo de perto a ponte que abrirá novos caminhos para Maracaju e para todo o Mato Grosso do Sul”, afirmou Calderan. Segundo ele, a missão representa uma oportunidade concreta de estabelecer relações comerciais duradouras, atraindo investimentos que vão impactar positivamente a cidade nos próximos anos.

“A travessia está sendo feita de balsa, permitindo conhecer cada detalhe deste grande projeto. Mais importante que isso será o pós: iremos nos reunir com prefeitos e lideranças de outros países, apresentando as oportunidades e os benefícios de investir em nossa cidade e no nosso estado”, completou.

Calderan ressaltou que a missão não se resume a uma agenda institucional. O foco está em construir pontes reais para o futuro, preparando Maracaju para uma nova fase de crescimento. “Pensamos na Maracaju do agora, mas também estamos construindo parcerias para os próximos 10, 20 e 30 anos. Afinal, aqui acreditamos que o futuro é agora”, enfatizou.

A expectativa é que, com a finalização da Rota Bioceânica, Maracaju se torne um ponto estratégico no corredor logístico que ligará o Brasil ao mercado asiático via Chile. A participação ativa do município nesse projeto é vista como essencial para garantir protagonismo na nova configuração econômica da região.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas