
O prefeito de Nioaque, André Guimarães (PP), participou ontem (27) do evento "Por Elas, Proteção de Todos os Lados", promovido pelo Governo de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. A ação, que marcou a implementação do Protege/MS, para fortalecer as políticas públicas de prevenção e enfrentamento à violência contra mulheres e meninas em todo o Estado.

Durante o evento, o prefeito destacou a importância da integração entre municípios e do fortalecimento da rede de proteção para as mulheres de Nioaque. “Nosso compromisso é garantir segurança, dignidade e oportunidades para todas as mulheres de Nioaque. Com essa parceria estadual, estamos reafirmando nosso esforço coletivo em prol do bem-estar e da proteção das nossas cidadãs”, afirmou André Guimarães.
O prefeito de Nioaque, André Guimarães - (Foto: Divulgação)
O Protege/MS é uma estratégia estadual que irá transformar o combate à violência contra a mulher em ações concretas, com o apoio das prefeituras. Nioaque, agora, faz parte dessa rede, comprometendo-se a implementar políticas públicas focadas no acolhimento, proteção e empoderamento feminino.
O prefeito ressaltou que o combate à violência doméstica é uma missão coletiva e que, para enfrentar esse problema de forma eficaz, é fundamental a união de esforços de todos os municípios. “Participar desse movimento estadual é reafirmar que, em Nioaque, temos uma rede de apoio pronta para acolher, orientar e proteger nossas mulheres. Vamos transformar este compromisso em realidade, porque cuidar das nossas mulheres é cuidar do futuro da nossa cidade”, completou. “Queremos que cada mulher de Nioaque sinta que não está sozinha, que há uma rede de apoio pronta para acolher, orientar e proteger. Nosso papel é transformar esse compromisso em realidade, porque quando cuidamos das nossas mulheres, cuidamos também do futuro de toda a nossa comunidade", complementa.
O Protege/MS é uma estratégia estadual que irá transformar o combate à violência contra a mulher em ações concretas, com o apoio das prefeituras - (Foto: Divulgação)
Já a secretária de Assistência Social de Nioaque, Tessa Ribeiro, falou sobre o impacto direto da adesão ao programa: “Com o PROTEGE-MS, estamos criando políticas públicas para proteger, acolher e empoderar as mulheres de Nioaque. Este é um passo importante para construir uma cidade mais segura e justa para todas”.
Uma das principais medidas é a municipalização do Centro Especializado de Atendimento à Mulher, Criança e Adolescente em Situação de Violência (CEAMCA). A estrutura, antes concentrada na capital, passará a funcionar de forma descentralizada em 12 cidades: Alcinópolis, Bataguassu, Brasilândia, Cassilândia, Costa Rica, Japorã, Mundo Novo, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Selvíria, Sonora e Rio Brilhante. O investimento é de R$ 2,3 milhões.
Nioaque, agora, faz parte dessa rede, comprometendo-se a implementar políticas públicas focadas no acolhimento, proteção e empoderamento feminino - (Foto: Divulgação)
Segundo o governador Eduardo Riedel (PP), o objetivo é ampliar o acesso ao atendimento especializado. “Nosso papel é estruturar e fortalecer a rede, garantindo espaços adequados para acolhimento e proteção efetiva”, afirmou.
O evento fez parte da campanha Agosto Lilás, que mobiliza a sociedade em torno do enfrentamento à violência contra a mulher. Além disso, simboliza um importante avanço na luta pela autonomia feminina e na criação de um ambiente de segurança e respeito em Mato Grosso do Sul.
