
Em menos de quatro meses de funcionamento, o novo Posto de Identificação instalado no bairro Guarani, em Corumbá, já emitiu cerca de 3 mil Carteiras Nacionais de Identidade (CNI). A unidade foi viabilizada após articulação do deputado estadual Paulo Duarte (PSB) junto ao Governo do Estado e passou a operar com estrutura ampliada na sede do Detran, na parte alta da cidade.
A criação do posto ocorreu após reclamações de moradores de Corumbá e Ladário sobre a dificuldade para agendar a emissão do documento. Em setembro de 2025, Paulo Duarte solicitou ao Executivo estadual medidas urgentes para agilizar o atendimento. Em muitos casos, segundo o parlamentar, a espera ultrapassava um ano.
A mobilização resultou, inicialmente, em um mutirão para acelerar a emissão das carteiras. Na sequência, a articulação com a Secretaria de Segurança Pública garantiu a destinação de um setor específico e permanente para a expedição da CNI na cidade.
Estrutura e capacidade de atendimento
O posto conta com mais equipamentos e estrutura voltada ao atendimento da população pantaneira. Atualmente, a média mensal de emissão deve chegar a 1.500 documentos. O atendimento diário gira em torno de 30 pessoas.
O prazo para entrega da versão física da Carteira Nacional de Identidade é de 15 a 20 dias. No entanto, quem possui acesso ao Portal gov.br pode obter a versão digital do documento em até 72 horas após a solicitação.
Rapidez no atendimento - Moradoras da região, Karen Oliveira Barbosa e Vitória Oliveira Barbosa já foram atendidas na nova unidade e destacaram a agilidade do processo.
“Foi muito rápido. Me pediram todas as informações necessárias, depois eu conferi se estava tudo certinho e enquanto um registro era completado a gente já tirava foto”, relatou Karen.
Segundo relatos de usuários, o novo modelo reduziu significativamente o tempo de espera e trouxe mais organização ao fluxo de atendimento.
Paulo Duarte atribui o funcionamento do posto ao trabalho conjunto entre diferentes órgãos estaduais. “Agradeço a atenção que o Detran, por meio de seu diretor, Rudel Trindade, à Secretaria de Segurança, pelo secretário Carlos Videira e o Governador Eduardo Riedel pela atenção especial que deram para que esse novo posto de atendimento se tornasse realidade”, afirmou o deputado.
A implantação do setor específico para emissão da CNI representa, segundo ele, uma resposta à demanda reprimida que afetava moradores da região há anos.
Com a nova estrutura em operação, a expectativa é manter o ritmo de emissões e evitar que a população volte a enfrentar longos períodos de espera para obtenção do documento oficial.
