Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
13 de dezembro de 2025 - 00h36
senai
POLÍTICA

Piai consultou Tereza Cristina e Lupion antes de sugerir sucessor a Tarcísio

Geraldo Melo Filho, ex-presidente do Incra, assume Secretaria de Agricultura de SP após aval de lideranças do agro

12 dezembro 2025 - 22h00Pedro Augusto Figueiredo
Piai consultou Tereza Cristina e Lupion antes de sugerir sucessor a Tarcísio.
Piai consultou Tereza Cristina e Lupion antes de sugerir sucessor a Tarcísio. - (Foto: Secom-SP)

O ex-presidente do Incra, Geraldo Melo Filho, foi confirmado como novo secretário de Agricultura do Estado de São Paulo. A nomeação ocorreu após o atual titular da pasta, Guilherme Piai (Republicanos), consultar duas das principais lideranças do agronegócio nacional: a senadora Tereza Cristina (PPMS) e o deputado federal Pedro Lupion (RepublicanosPR), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). O nome foi apresentado ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que tomou a decisão final.

Canal WhatsApp

Piai, que deixará o cargo até o fim do ano para se dedicar à sua pré-campanha como deputado federal em 2026, afirmou que a escolha de Melo Filho teve respaldo técnico e político. “Faz algum tempo que converso com o governador sobre essa indicação. A Tereza e o Lupion são dois guardiões do agro e tê-los ouvido me dá ainda mais segurança sobre o nome do Geraldo”, declarou ao Estadão.

Geraldo Melo Filho foi presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) durante o governo de Jair Bolsonaro e atualmente é diretor do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), ligado à FPA. Sua escolha sinaliza uma continuidade da linha técnica adotada por Piai e reforça o alinhamento com o setor produtivo.

O convite do governador Tarcísio não poderia ser recusado, especialmente pela admiração por ele e pelo seu perfil técnico. Já trabalhamos juntos. Ele sabe da boa relação que tenho com a senadora Tereza, o deputado Lupion, a bancada da FPA e com as entidades do setor que formam o IPA”, afirmou Melo Filho ao Estadão.

Embora consultados previamente, tanto Tereza Cristina quanto o deputado Lupion reforçaram que a escolha final foi de Tarcísio. O Palácio dos Bandeirantes e a senadora ainda não se manifestaram oficialmente sobre a nomeação.

Piai deixa a secretaria após mais de dois anos de gestão. Ele participará, nesta segunda-feira, 15 de dezembro, de um evento com o governador Tarcísio para marcar sua saída. Na ocasião, serão entregues o título de regularização fundiária de número 5.000 para assentados no estado e o primeiro Cadastro Ambiental Rural (CAR) emitido para um assentado.

Durante sua gestão, Piai defendeu o que chamou de “reforma agrária do jeito certo”, com foco na regularização de terras, acesso ao crédito, moradia e assistência técnica. “Os assentados viraram verdadeiros produtores rurais. E não aqueles coitadinhos que têm que viver na miséria para ser usados como massa de manobra eleitoral”, afirmou.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas