
A maioria dos brasileiros acredita que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente inelegível, não deveria concorrer à Presidência da República nas eleições de 2026. É o que aponta a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (21).

De acordo com o levantamento, 65% dos entrevistados defendem que Bolsonaro desista de uma possível candidatura e apoie outro nome da direita. Esse índice representa um crescimento de 3 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, feita em julho.
Já os que acreditam que ele deve manter sua candidatura somam 26% — uma oscilação negativa dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais. Outros 9% não souberam ou não quiseram responder.
A pesquisa foi feita presencialmente entre os dias 13 e 17 de agosto com 12.150 pessoas com 16 anos ou mais. Desse total, 2.004 entrevistas foram usadas para compor o cenário nacional. O nível de confiança é de 95%.
Entre bolsonaristas, Michelle lidera preferência - Quando questionados sobre quem deveria ser o candidato da direita caso Bolsonaro fique de fora da disputa, os eleitores identificados como bolsonaristas apontaram a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) como principal opção, com 36% das menções.
Em seguida aparecem:
Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP): 15%
Eduardo Bolsonaro (PL-SP): 10%
Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Ratinho Júnior (PSD-PR): 8% cada
Pablo Marçal (sem partido): 6%
Ronaldo Caiado (União Brasil-GO): 3%
Romeu Zema (Novo-MG): 2%
Eduardo Leite (PSDB-RS): 0%
Outros 5% disseram “nenhum desses” e 7% não souberam ou não responderam.
Considerando todos os entrevistados, independentemente de afinidade política, Michelle Bolsonaro aparece com 16% das intenções, empatada tecnicamente com Tarcísio, que tem 14%. Na sequência estão:
Ratinho Júnior: 10%
Pablo Marçal: 6%
Eduardo Leite: 5%
Eduardo Bolsonaro e Ronaldo Caiado: 4% cada
Romeu Zema: 3%
Flávio Bolsonaro: 2%
Nesse cenário, 21% dos entrevistados disseram não apoiar nenhum dos nomes apresentados e outros 13% não souberam ou preferiram não opinar.
O levantamento também perguntou sobre a possibilidade de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026.
Os números mostram estabilidade: 58% dos entrevistados disseram que Lula não deveria tentar um novo mandato, mesmo índice da pesquisa anterior. Já 39% disseram que ele deve se candidatar novamente, uma oscilação positiva de um ponto percentual. Outros 3% não souberam ou não responderam.
