
Pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta segunda-feira (9) aponta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança das intenções de voto em simulações de primeiro turno das eleições presidenciais de outubro. O levantamento testou cenários contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e diferentes possíveis candidatos do PSD, partido comandado por Gilberto Kassab.
Em todas as hipóteses avaliadas, Lula aparece à frente dos adversários. A pesquisa não simulou cenários de segundo turno.
No primeiro cenário, que inclui o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), Lula registra 39% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro aparece com 30%. Ratinho Jr. soma 10%. Na sequência estão Romeu Zema (Novo), com 3%, Aldo Rebelo (DC), com 2%, e Renan Santos (Missão), com 1%. Brancos e nulos totalizam 7%, e 8% dos entrevistados disseram não saber ou preferiram não responder.
No segundo teste, com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), o presidente amplia levemente a vantagem e chega a 40% das intenções de voto. Flávio Bolsonaro marca 32%, enquanto Leite aparece com 5%. Zema soma 4%, Aldo Rebelo, 3%, e Renan Santos, 1%. Brancos e nulos representam 7%, e os indecisos permanecem em 8%.
Já no terceiro cenário, que inclui o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), Lula mantém 40% das intenções de voto, contra 32% de Flávio Bolsonaro. Caiado aparece com 6%, seguido por Zema (4%), Aldo Rebelo (2%) e Renan Santos (1%). Brancos e nulos somam 7%, e 8% não souberam ou não responderam.
Avaliação sobre economia, área social e política - Além das intenções de voto, a pesquisa avaliou a percepção dos eleitores sobre temas centrais da agenda eleitoral. No quesito econômico, Lula é visto como o candidato com maior capacidade para melhorar a economia do país, com 29% das menções. Flávio Bolsonaro aparece em segundo lugar, com 20%.
Na sequência, os entrevistados citaram Ratinho Jr. (14%), Eduardo Leite (7%), Romeu Zema (6%) e Ronaldo Caiado (4%). Renan Santos soma 2% e Aldo Rebelo, 1%. Outros 13% afirmaram não ver nenhum dos nomes como mais preparado para a área econômica, e 4% não souberam responder.
Quando o tema é a melhoria das condições de vida da população mais pobre, Lula amplia a vantagem. O presidente foi apontado por 44% dos entrevistados como o mais capacitado para essa tarefa. Flávio Bolsonaro aparece com 17%, em empate técnico com Ratinho Jr., que registra 13%.
No recorte político, a pesquisa perguntou qual candidato teria maior capacidade de pacificar o país. Nesse ponto, Lula e Flávio Bolsonaro aparecem empatados, com 24% das menções cada um, indicando divisão do eleitorado quando o assunto é articulação política e redução de conflitos.
A pesquisa Real Time Big Data ouviu 2.000 eleitores entre os dias 6 e 7 de fevereiro, por meio de entrevistas presenciais. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
O levantamento foi realizado com recursos próprios do instituto e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-06428/2026.
