
A avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manteve estável na pesquisa Ipsos/Ipec divulgada na noite desta terça-feira (9). A parcela da população que considera seu governo “ótimo/boa” ficou em 30%, a mesma registrada em setembro. Já os que avaliam o governo como “ruim/péssimo” subiram de 38% para 40%, enquanto a avaliação regular caiu de 31% para 29%. Entre os entrevistados, 2% não souberam ou não responderam.
O levantamento também mostra que 42% da população aprovam o governo, ligeira queda em relação aos 44% de setembro. Por outro lado, 52% desaprovam a gestão presidencial, ante 51% no levantamento anterior, e 6% não responderam.
No quesito confiança, Lula registra 40%, um ponto porcentual a menos que em setembro. Já os que afirmam não confiar no presidente permanecem em 56%, e 4% não souberam ou não responderam.
A pesquisa ainda analisou a percepção sobre o governo: 24% dos entrevistados avaliam que a administração melhorou, mantendo o índice de setembro; 43% consideram que o governo piorou, ante 44% na sondagem anterior; e 31% acreditam que permaneceu igual, um ponto percentual a mais. O percentual de indecisos ficou em 2%.
O levantamento foi realizado entre 4 e 8 de dezembro, com 2 mil entrevistas em 131 cidades brasileiras. O nível de confiança é de 95%, e a margem de erro é de 2 pontos percentuais.

