
Nova pesquisa eleitoral da Real Time Big Data divulgada nesta quarta-feira (24), aponta a situação dos candidatos ao Governo e Senado de Mato Grosso do Sul. Assim como outras já divulgadas, o candidato André Puccinelli (MDB) aparece na frente com 21%. Na sequência, Marquinhos Trad (PSD) com 18%.

Se comparado com a pesquisa de julho, Pucinelli manteve o mesmo índice de intenções de voto. Trad perdeu quatro pontos. Quem mais cresceu foi Riedel: seis pontos no total. Apesar da diferença entre Puccinelli e Marquinhos, ambos estão empatados dentro da margem de erro.
Eduardo Riedel (PSDB), tem 14%, Capitão Conar (PRTB) e Rose Modesto (UB) marcam com 12% cada, e Giselle (PT), 4%. Adonis Marcos (PSOL) e Magno Souza (PCO) não pontuaram. Brancos e nulos somam 8% e indecisos, 19%.
O empate técnico entre Pucinelli e Trad se repete no levantamento espontâneo – 12% e 9% de intenções, respectivamente. Nesse cenário, chama a atenção o número de indecisos: 50%. O ex-governador é o candidato com o maior índice rejeição, com 49%. Trad tem 35%, Capitão Contar, Eduardo Ridel e Rose Modesto, registram 29% cada um.
"A disputa ao governo permanece indefinida. Pucinelli estacionou, Trad recuou e quem mais se aproximou deles foi Riedel, que conta com a vantagem de uma rejeição menor em comparação aos ponteiros", destaca Lucas Thut Sahd, diretor da Real Time Big Data.
Senado - Já em se tratando do Senado, a ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina (PP) continua na liderança isolada com 40%. Juiz Odilon (PSD) aparece em segundo lugar com 16%, Mandetta (União Brasil), tem 10%, Professor Tiago Botelho (PT), 6% e Jeferson Bezerra (Agir), 1%. Anizio Tocchio (PSOL) não pontuou. Dos entrevistados, 10% optaram por votar branco ou nulo, enquanto 17 % não souberam responder.
A pesquisa entrevistou por telefone 1.500 eleitores do Estado do Mato Grosso do Sul, entre os dias 22 e 23 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o número MS-06707/2022.
