BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
ELEIÇÕES 2026

Lula venceria no segundo turno contra todos os possíveis adversários, aponta Atlas/Bloomberg

Em cenários simulados, presidente lidera contra Tarcísio, Michelle e outros governadores; Bolsonaro segue inelegível, mas também seria derrotado

17 setembro 2025 - 13h15Gabriel de Sousa
Lula aparece à frente de todos os possíveis adversários em cenários de segundo turno para 2026, segundo Atlas/Bloomberg.
Lula aparece à frente de todos os possíveis adversários em cenários de segundo turno para 2026, segundo Atlas/Bloomberg. - (Foto: Wilton Junior/Estadão)
ENERGISA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na liderança em todos os cenários simulados de segundo turno presidencial para 2026, conforme pesquisa divulgada nesta quarta-feira (17) pelo instituto AtlasIntel em parceria com a Bloomberg. A sondagem mostra que o petista venceria adversários como Tarcísio de Freitas, Michelle Bolsonaro, Jair Bolsonaro, Romeu Zema, Ronaldo Caiado, Ratinho Júnior e Eduardo Leite.

Canal WhatsApp

Entre os nomes testados, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é o que apresenta o desempenho mais competitivo: ele aparece com 45,2% das intenções de voto, contra 50,6% de Lula. Outros 4,2% declararam voto nulo, branco ou não souberam responder.

Em um confronto direto com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), Lula teria 51,9%, enquanto Michelle alcançaria 44,6%. Neste cenário, os indecisos e votos brancos/nulos somam 3,6%.

A pesquisa também simulou um novo duelo entre Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) — hoje inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF). Mesmo fora da disputa até segunda ordem, Bolsonaro aparece com 44,8%, enquanto Lula lidera com 51,8%. Os que anulariam o voto ou não responderam somam 3,4%.

Adversários regionais têm desempenho mais fraco

Lula também venceria com folga os governadores de estados que são considerados redutos da direita. Contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o presidente aparece com 51,4%, contra 36,7% de Zema. O índice de brancos, nulos ou indecisos é de 11,9%.

Quando o adversário é o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), o placar aponta 51,7% para Lula e 34% para Caiado. Neste cenário, os indecisos ou votos inválidos somam 14,3%.

Outro nome testado foi o do governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD). Lula tem 51,6% e Ratinho aparece com 34,9%. Brancos, nulos e indecisos somam 13,5%.

A maior distância aparece no embate entre Lula e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD). O presidente teria 49,9% das intenções de voto, enquanto Leite aparece com apenas 22,5%. Neste cenário, o índice de brancos, nulos e indecisos atinge 27,6%.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa da AtlasIntel foi realizada entre os dias 10 e 14 de setembro de 2025, por meio de recrutamento digital aleatório, e ouviu 7.291 brasileiros. A margem de erro é de um ponto percentual, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

A divulgação reforça a estratégia do governo em manter o presidente como figura central no debate político para 2026, enquanto os possíveis adversários ainda buscam se consolidar como opções viáveis. Mesmo com a inelegibilidade de Bolsonaro, o bolsonarismo segue como força competitiva, especialmente por meio de figuras como Tarcísio e Michelle.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas