TCE
EX-PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Pesquisa revela que 52% dos brasileiros são contra prisão de Bolsonaro

Estudo Atlas/Bloomberg também aponta divisão sobre inelegibilidade de Bolsonaro e anistia a manifestantes do 8 de janeiro; maior parte desaprova ações de manifestantes

14 agosto 2025 - 11h25Daniel Galvão
Ex-presidente Bolsonaro
Ex-presidente Bolsonaro - (Foto: ABrasil)

A pesquisa Atlas/Bloomberg, divulgada nesta quinta-feira (14), mostrou que 52,1% dos brasileiros são contra a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, enquanto 47% são a favor. O julgamento de Bolsonaro, que deve ocorrer entre o fim de agosto e início de setembro no Supremo Tribunal Federal (STF), envolve acusações graves, incluindo tentativa de golpe de Estado, conforme pedido de condenação da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Canal WhatsApp

Além disso, 50,1% dos entrevistados discordam da inelegibilidade de Bolsonaro, enquanto 49,5% concordam com a medida. Quanto ao episódio de 8 de janeiro de 2023, em que ocorreram ataques às sedes dos Três Poderes, 50% acreditam que Bolsonaro não foi responsável, mas 48,8% veem nele algum grau de responsabilidade.

Visão crítica sobre o Judiciário e o 8 de janeiro - Outro ponto importante da pesquisa é a visão crítica de uma parte significativa da população em relação ao STF. De acordo com o levantamento, 45,4% dos entrevistados consideram que o Brasil vive sob uma "ditadura do Judiciário", enquanto 43,3% discordam dessa afirmação. A pesquisa também revela que 11,2% acreditam que, embora não haja uma ditadura, muitos juízes cometem abusos e ultrapassam suas atribuições.

Em relação à anistia para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro, 51,2% são contra uma anistia "ampla, geral e irrestrita" para os líderes políticos e manifestantes investigados e condenados. Já 46,9% se mostram favoráveis à medida.

A pesquisa também mostra que, embora 83,3% dos entrevistados discordem das ações dos manifestantes no 8 de janeiro, 51,1% consideram que as punições aplicadas pelos envolvidos foram exageradas, contra 35,3% que as consideram adequadas. A desconfiança nas condenações no STF é notada, com 52,1% contra as sentenças, enquanto 45,5% concordam com elas.

O levantamento foi realizado entre 3 e 6 de agosto, com 2.447 respondentes, usando uma metodologia de recrutamento digital aleatório. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop